Topics

Arquivo

Voltar para a lista de blogs

Tópicos / postagens anteriores

Quando foi a última vez que você leu uma revista impressa

Quando foi a última vez que você leu uma revista impressa?

Pode ser uma surpresa nesta era digital, mas cerca de 52% dos adultos britânicos ainda lêem revistas impressas. E também não é uma coisa geracional, pois 7 em cada 10 millennials leem revistas impressas para lazer e entretenimento.

Então, em uma época em que as telas digitais dominam e aparentemente temos ao nosso alcance todas as informações e imagens que poderíamos querer ou precisar ver, por que tantos de nós ainda escolhemos ler revistas em sua forma impressa?

1. Achamos as revistas confiáveis

A confiança parece ser um fator importante, particularmente no que diz respeito às revistas de notícias atuais. Em um mundo onde ”fake news” parecem ser cada vez mais prevalentes, as revistas são consideradas uma fonte confiável de informação. A Pesquisa de Consumo de Notícias da Ofcom3 descobriu que “quando avaliadas quanto à qualidade, precisão, confiabilidade e imparcialidade, as revistas continuam a ter um desempenho melhor do que outras plataformas.”

2. As revistas nos dão tempo para focar sem distração

Quando lemos uma revista, 58% de nós ficamos totalmente engajados com o que estamos lendo ou vendo na revista. Isso se compara a apenas 35%4 que ficamos totalmente focados ao ler on-line, quando somos muito mais inclinados a sermos “multitarefas” ou atraídos para um labirinto de links que nos afastam do nosso interesse principal.

Uma revista impressa, por outro lado, foi cuidadosamente e habilmente editada e projetada, destilando as informações mais interessantes e úteis para nós e nos guiando por elas de maneira focada e linear. O jornalista Ferris Jabr5 descreve as revistas como “oferecendo um generoso quadro para palavras e imagens, o que significa mais oportunidades para referências visuais que ajudam as pessoas a estabelecer uma sensação de progresso em um texto e lembrar onde na publicação eles leram algo”. Claro, podemos marcar as páginas de uma revista digital, mas quantos de nós realmente vão voltar e olhar para esse marcador – geralmente estamos muito ocupados sendo desviados por uma infinidade de links para ainda mais informações!

3. Revistas envolvem nossos sentidos

A sensação e o peso da revista em nossas mãos, o som característico do papel ao virarmos as páginas, o cheiro de tinta no papel, o prazer visual do design com texto e fotografia justapostos – as revistas oferecem uma experiência de visão multidimensional que, de acordo com um artigo no The Psychologist, pode melhorar a memória e a profundidade de compreensão.

Uma pesquisa conduzida pela psicóloga Kate Garland, sugere que o impresso é mais eficaz do que o digital para nos ajudar a alcançar a profundidade da compreensão: “Descobrimos quelendo no papel as pessoas começaram a `conhecer` o material mais rapidamente com o passar do tempo. Levou mais tempo e [exigiu] mais testes repetidos para chegar a esse estado de conhecimento [ no caso da leitura em computador....] “.

4. As revistas criam uma mentalidade de aprendizado

Estudos psicológicos também sugerem que os leitores abordam a palavra impressa com mais predisposição para o aprendizado do que em uma versão para tela. Ferris Jabr acredita que as características de uma revista “facilitam a formação de um mapa mental coerente do texto. Em contraste, a maioria das telas, e-readers, smartphones e tablets interferem na navegação intuitiva de um texto e inibem as pessoas a mapearem a jornada em suas mentes”. 

5. Revistas impressas podem servir a muitas funções

Como um objeto físico, uma revista é algo com o qual podemos nos envolver em muitos níveis. Matt Hayler, professor sênior de literatura contemporânea e culturas digitais na Universidade de Birmingham, diz: “Uma revista é algo que você pode cortar, uma revista é algo que você fica feliz em deixar em um trem ou consultório médico, você vai usá-lo como um porta-copos ou mata-moscas… há algo muito funcional sobre uma revista”.

6. Revistas impressas nos incentivam a passar um tempo longe das telas

Quando escolhemos pegar e ler uma revista impressa, estamos nos dando permissão para tirar um tempo das telas digitais, que cada vez mais parecem dominar nossas vidas dentro e fora do trabalho. Podemos preparar um café e sentar na nossa poltrona favorita por meia hora, lendo silenciosamente um artigo ou folheando as páginas, possivelmente esquecendo, momentaneamente, que as distrações do mundo digital existem.

Estas foram seis razões pelas quais as pessoas ainda leem revistas, mas você pode ter suas próprias razões que não listamos, conte-nos!

Artigo de TSUK, por Belinda Kelly.

Esse artigo é uma parceria AlphaGraphics com a Equipe Two Sides.

Two Sides é uma organização global, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Two Sides estimula a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Papel, cartão e papelão são provenientes de florestas cultivadas e gerenciadas de forma sustentável. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis.


Leave a Comment

Only comments approved by post author will be displayed

Voltar para a lista de blogs

Contato
Horas
Conecte-se conosco
Copyright © 2024 AlphaGraphics Printshops do Brasil. Todos os direitos reservados.
Avenida das Nações Unidas, 12901 - Loja 145, São Paulo, Sao Paulo 04578-000 BR
Perto