4 maneiras de aumentar a retenção de funcionários e mostrar empatia
19/07/2022
| Michel Ilyan
Um dos desafios mais significativos tem sido a dificuldade em contratar e reter pessoal de qualidade. A rotatividade de pessoal pode ter um efeito profundamente prejudicial em uma empresa, especialmente uma pequena. O processo de análise de inscrições, entrevistas, processamento de papelada e treinamento de novos funcionários é demorado, e seu atendimento ao cliente e produtividade sofrerão enquanto você estiver com falta de pessoal.
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Crie orgulho em seu local de trabalho
As pessoas pesam muitos fatores ao decidir ficar ou deixar um emprego. Muitos são práticos, como pagamento, benefícios e deslocamento. No entanto, outros são menos tangíveis, mas igualmente importantes: um sentimento de orgulho em seu trabalho, uma boa cultura da empresa e um interesse no negócio. Ao realizar algumas ações simples, você pode aumentar significativamente a experiência de seus funcionários trabalhando em sua empresa.
Todo mundo gosta de sentir que é apreciado e seu trabalho é valorizado. Certifique-se de cultivar uma cultura de respeito e reconhecimento. Celebre as vitórias e elogie livremente. Trabalhe para criar orgulho em sua marca também. Quando você pensa em todas as maneiras de comercializar sua empresa, não as limite apenas aos seus clientes. Você deve essencialmente fazer marketing para seus funcionários também! Ao construir uma percepção positiva da marca entre sua equipe, você ganhará a lealdade deles.
Faça os novos funcionários se sentirem bem-vindos
Este processo de fidelização deve começar desde o início. Faça com que os novos funcionários se sintam valorizados desde o início e mostre que você está animado por tê-los na equipe. Uma ótima maneira de dar as boas-vindas a um membro da equipe é com um novo contratado agBox. Estas caixas completamente personalizáveis podem ser concebidas com a sua marca e embaladas com produtos promocionais exclusivos da marca e materiais impressos à sua escolha. Você pode incluir qualquer coisa que eles precisem para o trabalho – como um uniforme ou um mousepad – junto com coisas divertidas como uma caneca, um copo ou até mesmo um item de tecnologia com o logotipo da sua empresa. O que quer que você inclua na caixa, criando alguma fanfarra e fazendo seu novo funcionário se sentir especial no primeiro dia, certamente terá um efeito positivo duradouro.
Se sua força de trabalho é remota, é ainda mais importante fazer com que ela se sinta parte da equipe. Enviar um agBox de boas-vindas ao recém-contratado é um gesto inesperado que envia a mensagem de que seus funcionários são valorizados e sua empresa se preocupa em manter uma cultura corporativa positiva. Ações ponderadas como essa podem ajudar a substituir coisas como exercícios de formação de equipes e jantares em grupo ou happy hours que não são tão viáveis para equipes remotas.
Lembre-se, as primeiras impressões são importantes. Ao enviar a mensagem imediatamente de que seu funcionário é valorizado e você está feliz por tê-lo a bordo, você estará se preparando para um relacionamento excelente e duradouro.
Recompense o ótimo serviço com presentes de marca
Outra maneira de construir uma cultura forte da empresa e deixar seus funcionários felizes é ser claro com suas expectativas. Definir metas realistas – e recompensar aqueles que as alcançam – pode criar uma sensação de competição amigável e inspirar todos a trabalhar mais. Novamente, um agBox ou um item promocional de marca premium por si só é uma ótima opção para expressar sua gratidão por um trabalho bem feito.
Uma recompensa por atingir um marco de trabalho deve ser algo extra especial. Invista em um item promocional premium de alto valor para realmente mostrar sua gratidão pelo trabalho árduo de seus funcionários. Isso não apenas os inspirará a dar o melhor de si no trabalho, mas a gratificação de saber que seus esforços são apreciados ajudará bastante. Além disso, quanto maior a qualidade do presente, maior a probabilidade de seus funcionários usá-lo regularmente e exibi-lo, divulgando sua marca e potencialmente ganhando novas referências de funcionários.
Crie um ambiente de trabalho positivo
Uma maneira mais sutil, mas igualmente importante, de construir a lealdade dos funcionários e aumentar a retenção é simplesmente tornar o local de trabalho um lugar agradável para se estar. Passamos muito do nosso tempo no trabalho e, se o ambiente não nos deixa felizes, isso afetará nossa saúde mental – e, finalmente, nos levará a procurar outro lugar. Dê uma olhada crítica em seu espaço e determine como você pode melhorar a estética.
Isso pode significar decorar com algumas impressões em tela ou instalar gráficos de janela, parede e piso que reforcem sua marca e os valores da empresa. Você pode investir em cadeiras e mesas mais confortáveis ou envolver as paredes para iluminar seu espaço com toques de cor. Se sua força de trabalho está atualmente remota, mas planeja retornar ao escritório, aproveite esse tempo para investir em uma reforma do escritório que realmente deixará seus funcionários animados para voltar a trabalhar pessoalmente.
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