Desde 2014, Two Sides Brasil vem se dedicando a esclarecer os vários enganos sobre os impactos ambientais do papel, cartão e papelão, demonstrando que esses materiais são muito mais amigáveis ao meio-ambiente do que as pessoas em geral supõem.
Mas o que também precisa ser divulgado amplamente, por todos da cadeia da mídia impressa, é que os impressos funcionam muito bem, são eficazes e podem ajudar muito as empresas a melhorarem seus resultados. As vantagens do papel impresso vão mais além e podem beneficiar toda a sociedade, principalmente nesse momento de esforço mundial para a recuperação da economia.
O prolongado período de isolamento social pelo qual o mundo vem passando é algo inédito na vida de todos. O comportamento das pessoas vai mudar depois disso? Muita coisa já tem sido escrita sobre isso. Há quem aposte que a fraternidade e a solidariedade vão inundar os corações. Outros temem o recrudescimento do egoísmo e do individualismo. Prevê-se que as pessoas terão recebido o impulso definitivo para mergulhar nos relacionamentos virtuais, que o home-office será o padrão e não a exceção.
E o que vai acontecer com as comunicações? Quando tudo tiver terminado, muitas pessoas terão trocado definitivamente a comunicação física pela eletrônica? Pensamos que não. Acreditamos que, ao contrário, quando estivermos finalmente livres das limitações do isolamento, a maioria das pessoas vai estar ansiosa por retomar o prazer dos contatos físicos, dos abraços apertados, das conversas sussurradas, das reuniões barulhentas e aglomeradas. Acreditamos que esse sentimento também vai se aplicar aos impressos.
O ensino já vinha aproveitando bastante as mídias eletrônicas como ferramentas muito úteis para melhorar o aprendizado, em todos os níveis. Com a pandemia, todas as atividades on-line tiveram um impulso explosivo. Isso tudo é muito bom, na medida em que se pode estender o ensino para regiões e públicos distantes dos grandes centros. No entanto, é um engano supor que esses recursos podem substituir plenamente os materiais didáticos impressos. Livros didáticos continuam sendo imprescindíveis. Vários estudos científicos têm confirmado que a leitura a partir mídia impressa é muito mais eficaz para a compreensão e memorização de conteúdo do que a leitura em telas.
Quem lê muito aproveita todas as plataformas disponíveis - papel, telas (principalmente de smartphones) e audiolivros que, aliás, estão em franco crescimento. Como dito anteriormente, porém, há diversas pesquisas demonstrando que os leitores continuam preferindo o livro impresso ao digital. O mercado reflete essa preferência, uma vez que a participação dos digitais vem diminuindo em relação aos físicos. Não há sinais que demonstrem algum desses meios assumindo a hegemonia na preferência dos leitores, ao contrário, a tendência parece ser o convívio dessas plataformas num mercado crescente para todos.
Equipe Two Sides Brasil
www.twosides.org.br
Two Sides é uma organização global, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Two Sides promove a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Papel, papelcartão e papelão são provenientes de florestas cultivadas e gerenciadas de forma sustentável. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis.