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7 maneiras de fazer seu marketing se destacar nas festas de fim de ano

A temporada de férias está se aproximando rapidamente. Os clientes estão começando a pensar nos preparativos e presentes para as festas de fim de ano, e as empresas estão começando a intensificar seus esforços de marketing para atrair compradores. Ao longo de novembro e dezembro, a competição por atenção será acirrada. Para manter sua marca na lembrança durante todo o período de festas de fim de ano e atrair clientes novos e existentes, você deve tomar medidas para fazer com que seus esforços de marketing se destaquem da multidão. Use essas sete dicas para dar ao seu marketing de férias uma vantagem competitiva.  

1. Use táticas que chamem a atenção

Especialmente durante a temporada de férias, os clientes ficam sobrecarregados com e-mails, malas diretas, catálogos, postagens sociais e outras comunicações de marcas - e sua atenção começa a diminuir. Para colocar sua empresa na frente e no centro, suas táticas de marketing devem ser projetadas para capturar e prender imediatamente a atenção do cliente. Uma maneira de garantir que você faça isso é chegar aos clientes em várias mídias, tanto digitais quanto impressas. Aumentar o número de pontos de contato de seu cliente com sua marca aumenta a chance de eles se lembrarem e prestarem atenção em você. Existem também muitos aprimoramentos simples que você pode fazer em suas campanhas de marketing que terão uma impressão mais memorável. Por exemplo, em vez de compartilhar imagens estáticas nas redes sociais, considere compartilhar GIFs, animações ou vídeos - a atividade e o movimento ajudarão a chamar a atenção do espectador. Em peças impressas, adicione enfeites como folhas metálicas, relevos ou revestimentos para texturizar malas diretas e fornecer algo único e especial.  

2. Diga ao seu público o que diferencia sua marca

Suas peças de marketing não devem ser as únicas coisas que se destacam da concorrência - sua própria marca também deve. Considere o que torna sua empresa diferente da concorrência e deixe seu público saber. Os clientes são atraídos pelos aspectos únicos de uma marca - o que os torna mais pessoais ou o que se alinha com seus próprios valores. Talvez todos os seus produtos sejam feitos localmente ou você doe uma parte de suas vendas para uma organização sem fins lucrativos. Cada marca tem seus próprios elementos únicos, então transmita-os ao seu público para que eles saibam do que você é!  

3. Adote uma abordagem que prioriza o cliente

É tentador explicar todos os recursos interessantes de seus produtos ou serviços aos clientes, mas pense nas coisas a partir da perspectiva deles. Você deseja que os clientes vejam o valor de suas ofertas - saibam que seus produtos podem tornar suas vidas mais fáceis, mais felizes ou melhores. Molde suas mensagens de marketing em torno do que seus produtos podem fazer por seus clientes e como eles se beneficiarão ao comprá-los. Explore as emoções do seu público para transmitir os sentimentos e experiências que eles terão quando possuirem seu produto ou usarem seu serviço.  

4. Personalize suas campanhas

Os clientes gostam de saber que as marcas os entendem, e não há melhor maneira de provar que você sim do que criando campanhas altamente direcionadas projetadas em torno de seus desejos e necessidades. Comece definindo claramente seu público-alvo. Entenda quem são esses compradores e com que se preocupam, principalmente nesta época do ano. Em seguida, segmente seus grupos de público - como novos clientes potenciais versus clientes recorrentes - e crie mensagens separadas para cada grupo em suas campanhas de conteúdo e publicidade. Tente identificar pontos problemáticos ou desafios para esses segmentos de público e oferecer soluções para tornar suas vidas mais fáceis. Durante as férias, um dos maiores problemas é o estresse da compra de presentes. Use dados demográficos e outros dados do cliente para fazer recomendações personalizadas de presentes ou destacar ofertas sazonais que sejam relevantes para eles.  

5. Apele para as emoções

As férias são uma época do ano particularmente emocionante. Seus clientes estão fadados a sentir muitas emoções fortes, como gratidão, esperança, nostalgia, alegria, reflexão, celebração e união. Usar essas emoções pode adicionar um elemento especial às suas campanhas e se alinhar diretamente com a forma como os clientes se sentem para criar uma impressão mais positiva. Considere seu público e escolha algumas emoções ou sentimentos de férias que têm mais probabilidade de ressoar com eles. Por exemplo, os pais podem responder bem a mensagens de união e celebração, enquanto os compradores mais jovens podem ficar mais impressionados com sentimentos de admiração e entusiasmo. Certifique-se de vincular essas emoções às mensagens, imagens e à aparência geral de suas campanhas.  

6. Acompanhe sua estratégia de conteúdo

Ao longo da temporada de férias, muitas empresas adotam uma abordagem de vendas intensas e sobrecarregam os clientes com descontos e promoções infinitos. O cansaço das vendas pode pesar sobre os clientes e fazer com que eles ignorem essas mensagens. Como alternativa, ao compartilhar conteúdo informativo, inspirador e sazonal, sua marca pode se destacar do barulho. O conteúdo prova seu valor para os clientes e os envolve, em vez de apenas vender para eles. Faça conexões mais profundas com seu público, compartilhando conteúdo útil e relevante, que os ajuda a resolver uma necessidade ou reduzir o estresse do feriado e que o posiciona como um líder inovador em seu setor. As férias são o momento perfeito para compartilhar conteúdo temático especial. Existem muitas opções para escolher, incluindo guias de presentes de Natal, receitas, vídeos de instruções para presentes DIY, questionários e muito mais.  

7. Compartilhe o espírito da temporada

As festas de fim de ano não são apenas para vender - são um momento de mostrar gratidão e retribuir àqueles que ajudam sua empresa a prosperar. Certifique-se de espalhar um pouco de alegria de feriado para seus clientes, funcionários e comunidade para estabelecer conexões ainda mais profundas. Sua marca pode causar impacto fazendo o bem na comunidade. Faça com que toda a sua equipe seja voluntária em uma organização sem fins lucrativos local ou faça parceria com uma instituição de caridade para arrecadar dinheiro ou doações. O espírito da temporada também deve se estender aos seus clientes. Mostre gratidão a eles por apoiarem seu negócio, enviando notas de agradecimento de sua equipe ou hospedando um evento de “agradecimento” e convidando membros da comunidade local. Se você tem alguns clientes ou clientes importantes, pode até enviar presentes atenciosos para lembrá-los de como eles são importantes para você. Mesmo um pequeno gesto pode ir muito longe!  

Pense estrategicamente para o marketing sazonal

O marketing durante as festas de fim de ano requer um pouco mais de esforço para garantir que a voz da sua marca seja ouvida. Prestando muita atenção ao seu público, às suas mensagens e ao que ajuda sua empresa a se destacar, você pode criar campanhas de marketing criativas que reforçam os esforços de marketing de fim de ano da sua marca.

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