Neste ano que tivemos tantas perdas: de vidas, de negócios, de empregos, de sonhos, tivemos também muitos aprendizados, ensinamentos, reflexões e acima de tudo mais união.
Me recordo que há 9 meses, no dia 17 de março de 2020, teríamos em nossa rede o nosso habitual workshop de franqueados. Com tudo que estava acontecendo à época, me lembro de na sexta-feira da semana anterior, 13 de março de 2020, ter entrado em contato com cada um de nossos franqueados perguntando opinião sobre o que deveríamos fazer: se deveríamos continuar com o evento ou cancelar. Ouvi diversos tipos de opinião e confesso que cheguei a me recolher e até chorar pensando o que seria do nosso futuro. Isto porque naquela época eu imaginava que ficaríamos cerca de 80, 90 dias parados. Já estamos há 270 dias e ainda teremos mais dias pela frente. Então, curiosamente pensei na frase “em caso de despressurização, use máscara” e mantenha a calma.
Verdade é que naquele momento, esse fato nos mostrou que o mundo inteiro não estava preparado para o inesperado. Mas mesmo assim, não paramos um dia sequer na AlphaGraphics.
Não paramos de ajudar os franqueados e clientes dia após dia e fizemos muitos progressos neste tempo. Todos estes progressos devem e merecem ser celebrados, mas não podem nos deixar na zona de conforto. Fizemos muitas transformações, adaptações e fortalecimento de alguns mercados, como o de sinalização, rótulos, livros sob demanda e tecnologia, com o lançamento da nossa divisão de projetos com realizada aumentada, o AG360.
Temos exemplos muito bons para contar de coisas que aconteceram durante a pandemia. Fato é que estamos transformando aos poucos nossa empresa e isso deve ser continuado.
Mesmo nesse momento de incertezas, estamos mais preparados do que em março. Quanto mais preparados, mais confiante ficamos. Além disso, mais unidos. Preparo e confiança, com cautela e união, são importantes nesse momento.
Nosso maior desafio é não sermos vistos somente como uma empresa de impressão. Somos uma empresa de impressão, sinalização, soluções de marketing e tecnologia. Ajudamos nossos clientes e serem mais notados, conquistarem mercado. Isso exige que atuemos juntos e em bloco, de forma organizada e sincronizada, não em ações isoladas e individuais.
O mundo nos deu esse exemplo.
Um dos maiores ativos nesse momento é que mentes coletivas nunca foram tão importantes. Mentes coletivas trabalhando juntas são imparáveis. Com atitude para ajudar a levantar quando e se necessário. Podemos nos ajudar mais ainda com proatividade e mente coletiva.
Vocês podem me perguntar qual é a nossa projeção para 2021. Embora seja cedo demais para prever, a minha percepção – sem promessa, mas com muita luta – é que continuaremos tendo recuperação gradativa ainda no primeiro semestre. Temos que avançar muito para o grande crescimento que deve acontecer no segundo semestre.
E quem vai crescer? Na nossa visão é quem atuar no coletivo, quem tiver coragem para se reinventar, quem não tiver medo de errar. E quem, principalmente, além de planejar, ter a capacidade clara de executar e de colocar em prática.
*Texto extraído da palestra de abertura da 15ª Convenção AlphaGraphics Brasil. Veja a palestra completa através do link:
https://www.universidadeag.com.br/Convidado, na Universidade da Impressão > Seção "Convenção e Workshop".