Churn é um termo em inglês que significa cancelamento, evasão, abandono, rotatividade, entre outros. No ambiente corporativo é o quanto você perde de clientes (taxa) em um determinado período. O Churn de Receita é a receita perdida dentro desse lote de clientes.
É muito importante saber calcular esta taxa, mas também entender os motivos que levam o cliente a te abandonar e, principalmente, tomar ações para evitar que isso aconteça.
Como monitorar:
- CRM e outras ferramentas
- Históricos de compra
- Contato do cliente
Dicas de como reduzir o Churn da sua empresa?
- Entender muito bem o motivo do abandono
- Identificar oc clientes com maior chance de irem embora
- Focar no sucesso do cliente (Agir rápido e se antecipar aos problemas)
- Mostrar o valor do seu produtos
- Valorizar a experiência do cliente
- Alinhas expectativas
- Tomar ações com base nas sugestões recebidas
O mais importante é entender que resolver problemas não é gasto, mas sim investimento. Isso vai ajudar a diminuir drasticamente o Churn e pode até contribuir para elevar sua margem de lucro no futuro.
Este webinar foi transmitido ao vivo pela rede AlphaGraphics no dia 20/04/2020 e achamos que vale o reprise. Você pode assistir à apresentação completa pelo vídeo abaixo.
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Por Fernando Cazemiro, formado em Tecnologia Gráfica, com experiência de 22 anos no segmento gráfico, há 11 atuando diretamente com franchising na Rede AlphaGraphics.