Live a pena ver de novo: Escassez: Como lidar com a falta de recursos na vida e nas organizações
29/07/2020
| Nayara Gomes
Por Nayara Gomes
Nayara Gomes é formada em Relações Públicas, pós graduada em Comunicação Mercadológica e também em Políticas Públicas e Responsabilidade Social. Tem vasto conhecimento em Endomarketing e trabalha atualmente como Coordenadora de Marketing na AlphaGraphics Brasil.
A escassez captura a mente. Somos absorvidos por ela. A mente se direciona automática e fortemente para as necessidades não supridas.
A escassez é mais do que o simples desprazer de ter muito pouco. A escassez muda a maneira como pensamos. Ela se impõe em nossas mentes.
Quando um conceito ocupa nossos pensamentos, vemos palavras relacionadas a ele com mais rapidez.
Ter menos é desagradável. E pode ter repercussões, por exemplo, na saúde, na segurança ou na educação. A escassez leva à insatisfação e à luta.
Ponto positivo -> Quando a escassez captura a mente, nós nos tornamos mais atentos e eficientes. Há muitas situações na vida em que manter o foco pode ser um desafio. Procrastinamos no trabalho porque nos distraímos a toda hora. Compramos produtos com preços altos na mercearia porque nossas mentes estão em outro lugar.
Um prazo apertado ou a falta de dinheiro faz com que nos concentremos na tarefa à frente.
Com as mentes focadas, tendemos a errar menos por descuido. Isso faz muito sentido: a escassez nos captura porque é importante, merece a nossa atenção.
Ponto negativo-> A escassez tende a tirar a nossa expertise e nossa capacidade de raciocinar sobre um problema.
É preciso também diferenciar uma simples preocupação de um problema de escassez.
A ESCASSEZ NAS ORGANIZAÇÕES
Folga subestimada: Um impulso padrão quando se tem muita coisa para fazer é arrumar as coisas bem apertado – tão apertado quanto possível - para que caiba tudo. E quando você arruma tudo apertado, há uma sensação de que talvez não esteja fazendo o suficiente.
Você subvaloriza a folga: Um exemplo é o famoso “vou deixar pra outro dia...”
Quando você enfrenta a escassez, a folga é uma necessidade. E mesmo assim, com frequência, deixamos de nos planejar pra isso.
Deveríamos deixar espaços abertos em nossas agendas para interrupções para coisas inesperadas, interrupções do dia-a-dia.
-Num momento de escassez, para manter os custos baixos:
Negociar de forma diligente com os fornecedores e examinar cada item para decidir se uma despesa é necessária.
É mais fácil conseguir esse tipo de foco em condição de escassez e mais fácil consegui-lo em condição de abundância.
As organizações que combatem incêndios têm várias coisas em comum.
1º Tem problemas demais e tempo de menos.
2º Resolvem os problemas urgentes, mas não adiam os não urgentes, não importa o quanto estes últimos sejam importantes.
3º Isso leva a um efeito cascata, de modo que a quantidade de trabalho aumenta.
Explicando de maneira simples, o tempo é usado para apagar o incêndio imediato, apesar de novos incêndios surgirem constantemente porque nada está sendo feito para impedi-los.
O combate a incêndio leva a um tipo muito previsível de erro: tarefas importantes, mas não urgentes, são negligenciadas.
Como o nome sugere, você está ocupado combatendo um problema urgente (o incêndio); outros problemas, independentemente de sua importância, são sufocados pelos mais urgentes. Como resultado, problemas estruturais – importantes, mas que podem esperar – nunca são resolvidos.
Largura de banda
Costumamos ignorar a largura de banda quando organizamos nosso tempo. Pensamos naturalmente no tempo necessário para completar nossa lista de afazeres, e não na largura de banda que isso vai exigir.
O Henry Ford reconheceu há mais de um século a distinção entre horas e largura de banda. Sua decisão de instituir as 40 horas semanais para os trabalhadores consistiu em 2 fatores:
- Aumento de rendimento
- Tempo maior para o consumo
Sono
Considere o sono como exemplo. As pessoas com escassez de tempo que trabalham mais horas tentarão comprimir mais no que resta de cada dia; negligenciarão e remendarão as coisas. O sono é um candidato óbvio. Quando você está sem tempo, dorme um pouco menos e comprime as tarefas em menos horas de trabalho. Mas os efeitos do sono sobre a produtividade são impressionantes. Estudos tem mostrado repetidamente que, quando dormem menos, os trabalhadores tornam-se menos motivados, cometem mais erros e se desconcentram com mais frequência.
Lição
A maior lição é a necessidade de focar na administração e no cultivo da largura de banda, apesar das pressões no sentido contrário causadas pela escassez. Aumentar as horas de trabalho, trabalhar mais duro, abrir mão de férias e por aí em diante são reações de quem está no túnel (metáfora que eles usam pra quem só vê o que tem a sua frente e negligência as outras).
É importante deixar sua mente refrescar um pouco, maximizar a largura de banda efetiva em vez de horas trabalhadas.
Escassez na Vida
Na vida você também pode querer transformar renovações automáticas em atos de vigilância.
-Quando foi a última vez que você verificou se agora pode haver um seguro de carro mais vantajoso do que aquele que você escolheu há anos atrás?
Quando o seu carro quebra e você precisa de dinheiro para conserta-lo, o desespero o leva a fazer um empréstimo e pode te impedir de uma cascata maior, que é chegar atrasado ao trabalho, arriscar de perder o emprego e etc.
A escassez aumenta a chance de você precisar de um conserto rápido e pagar mais caro por isso.
Outro exemplo é a dieta. Quando existe esse tipo de restrição, você tem surtos prolongados de pensamentos sobre escolhas. Focar em comida torna mais difícil resistir a ela.
Obstáculos
O mau planejamento, a procrastinação e o esquecimento podem transformar passos aparentemente pequenos em grandes obstáculos.
Abundância
A escassez costuma a começar com abundância.
Em um mundo de escassez, prazos longos são uma receita para problemas.
Quando estamos em um período de abundância deixamos de reservar uma folga para o futuro.
Com isso, podemos de alguma maneira, seguir na direção de tornar o nosso ambiente “a prova de escassez”. Entendendo a sua lógica, podemos minimizar as consequências negativas.
Consideração Final
O importante é avaliar como a compreensão da escassez pode nos ajudar a pensar de maneira diferente e a administrar problemas duradouros.
Um ponto: Os autores no encerramento declaram que é claro que o livro ficou pronto fora do prazo!
Assista à apresentação completa:
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=I-Cs-AWZ9bY[/embed]