Como diz o ditado, a primeira
impressão é a que fica, por isso para chamar a
atenção dos consumidores e aumentar as vendas da sua loja, ter uma
comunicação visual que capte a atenção do público que você quer atingir e ainda fazer com que ele tenha vontade de entrar para conhecer seus produtos é essencial.
Uma ótima forma de chamar atenção do consumidor é utilizando a técnica de
visual merchandising (VM). Essa estratégia pode ser definida como toda a ação ligada diretamente com à experiência de compra no
ponto de venda. O seu principal objetivo é aumentar o volume de vendas por meio de ações que estimulem e despertem o interesse de compra do consumidor.
Mesmo utilizando diversas formas de comunicação, o
visual merchandising visa trazer um novo
conceito visual para a marca, transformando e fazendo toda a diferença para que ela alcance o sucesso esperado. Ter uma vitrine bem construída é uma ótima oportunidade para mostrar os seus produtos e ainda construir uma conexão com o seu público-alvo por meio de um visual atraente e diferenciado.
Para ajudá-los a entender um pouco sobre o
visual merchandising e como usá-lo no dia a dia do seu estabelecimento, separamos algumas dicas que irão chamar a
atenção do consumidor e trazê-lo até a sua marca PRA ONTEM!
5 dicas de visual merchandising
1. Estimule os 5 sentidos
Trabalhar o
marketing sensorial tem ganhando bastante força dentro das estratégias de
visual merchandising, por fazer toda a diferença e envolver e despertar os 5 sentidos dos consumidores.
Dentro desse conceito é possível trabalhar o visual, olfato, audição, paladar e tato, trazendo aromas específicos, boa música ambiente, cores agradáveis e que estejam ligadas à sua
identidade visual, tornando o local mais aprazível e criando motivos para que essas pessoas retornem até a sua loja.
2. Aposte na iluminação
Elabore uma estratégia para criar pontos focais de iluminação em determinados produtos e pontos importantes da sua loja. Uma dica é tomar cuidado para não expor os
clientes a luzes muito fortes ou muito fracas.
Invista sempre em uma iluminação que deixe o ambiente mais agradável e equilibrado aos olhos e que consiga destacar o que tem de mais importante dentro de sua loja. Isso vai ser muito importante para
aumentar suas vendas e trazer novos clientes para a sua marca.
3. Utilize todos os espaços
Saber trabalhar cada um dos espaços dos ambientes de sua
loja é muito importante para deixá-la mais atraente. Normalmente os espaços são divididos entre zonas quentes e frias, sendo que as quentes são de extrema importância por ser onde as pessoas inevitavelmente passam.
Contudo, é preciso criar estratégias e táticas para as zonas frias também para que elas tragam resultados positivos para o seu negócio. Uma
dica de visual merchandising é colocar nesses espaços produtos com maior rotatividade, fazendo com que os clientes se direcionem para essa zona e visualizem uma variedade de itens.
4. Renove-se constantemente
Para impactar quem passa diante de sua
loja, é preciso se renovar constantemente e trocar os produtos da vitrine periodicamente. Aproveite as datas comemorativas e especiais para decorar sua loja e trazer algo diferenciado.
Você pode fazer essas mudanças a cada uma ou duas semanas, pois o importante é sempre apresentar
produtos novos para gerar encantamento no consumidor. O ideal é estar atento as tendências e aproveitar para adequar a loja ao timing certo.
5. Use e abuse das cores e seus contrastes
Trabalhar as cores em seu negócio é o ponto chave para chamar a atenção dos consumidores. Claro, que é preciso saber trabalhá-las de forma correta e harmoniosa, evitando que aquele ambiente se torne uma bagunça e perca a sua
identidade.
Use e abuse das cores e contrastes, mas tenha bastante cuidado para que o tema escolhido faça sentindo com o contexto abordado em sua loja. O ideal é sempre fazer um estudo para tentar deixar o ambiente o mais tranquilo e agradável possível.
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