Ter um bom
relacionamento com o seu cliente é primordial para agregar valor à sua empresa e para a fidelização do seu público-alvo. Para que isso seja possível e você consiga garantir uma experiência diferenciada e um atendimento excelente, é preciso bolar uma estratégia eficiente e qualificada, uma vez que esse é um dos principais pilares para o crescimento e o
sucesso do seu negócio.
Segundo uma pesquisa realizada pela Kolsky, 85% dos
consumidores desistem de fazer uma compra quando os serviços são mal prestados pela empresa, algo que pode ser evitado quando você investe na gestão de
relacionamento com o consumidor.
Sendo assim, notamos que estabelecer uma proximidade e um bom engajamento com o seu cliente é a melhor forma de garantir que tudo esteja bem do início ao fim ao longo da passagem dele pela sua empresa.
Para te ajudar a fazer seu negócio ser notado PRA ONTEM, separamos
5 maneiras infalíveis para que você consiga melhorar o relacionamento com o consumidor. Confira!
5 formas de melhorar o relacionamento com o consumidor
1. Tenha uma equipe motivada e qualificada
Não tem como melhorar o
relacionamento com o seu consumidor se você não tem uma equipe qualificada, eficiente e motivada. Para isso, é essencial que os gestores ofereçam aos seus funcionários cursos, treinamentos, planos de carreira, salários compatíveis com o mercado e outros benefícios para que eles se sintam parte da empresa e vejam o quanto são valorizados por você.
2. Invista em Marketing de relacionamento
O
marketing de relacionamento tem como principal objetivo manter a empresa sempre em contato com os clientes, estando disposto constantemente a oferecer-lhes ajuda, conteúdo relevantes, informações e esclarecendo dúvidas. Desta forma, o seu negócio conseguirá estar presente na vida dos consumidores, criando um bom relacionamento com cada um deles.
Para focar nesse tipo de estratégia é preciso investir em 3 ações básicas:
- Pense em seus clientes como uma grande oportunidade de um novo relacionamento, oferecendo e passando para cada um deles confiança e credibilidade;
- Siga 3 regras importantes para começar a gerar relacionamentos duradouros com seus consumidores e mantê-los satisfeitos: captar, reter e fidelizar;
- Foque nas mídias sociais! Esses canais de comunicação são uma forma de estar sempre disponível, aberto para conversas, negociações e interações, além de ser uma ótima forma de criar um vínculo e relacionamento positivo com esses consumidores.
- Crie um relacionamento pessoal e exclusivo com cada um dos clientes, por meio das redes sociais, pós-venda, envio de e-mail marketing, eventos, criação de conteúdos relevantes, entre outras diversas ações para se destacar em meio aos seus concorrentes e ser sempre lembrado pelo seu público-alvo.
3. Seja proativo
Antes da bomba estourar com os clientes, o ideal é verificar se eles estão realmente satisfeitos com seus produtos ou serviços. A pesquisa de satisfação para entender quais melhorias podem ser feitas tanto no seu negócio como nos produtos e serviços disponíveis por você é uma ótima forma de fazer isso.
Com as informações em mãos, é hora de
elaborar um planejamento para melhorar e reestruturar o que estiver errado, oferecendo apenas o melhor aos seus consumidores.
4. Amplie os canais de comunicação
Para melhorar o seu
relacionamento com os consumidores uma dica é ampliar os seus canais de comunicação e estudar uma melhor forma de estar presente onde eles estão.
Por isso, além das formas tradicionais de conversação, pense nas possibilidades de disponibilizar um chat, formulários de contato,
redes sociais, aplicativos mobile, WhatsApp, entre outros canais que possam trazer maior conforto e comodidade aos seus clientes.
5. Pense sempre no consumidor
Um
bom relacionamento com os clientes só é possível quando a empresa pensa realmente nas necessidades do
consumidor. Por isso, elabore uma estratégia simples de atendimento ao cliente para entender o que os consumidores querem e esperam da sua empresa, e assim conseguir atendê-los da melhor forma possível.
Está querendo melhorar o seu relacionamento com os seus consumidores? A
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