Para destacar os seus trabalhos profissionais e se diferenciar dos demais como empresa, estudante ou profissional é preciso contar com um material muito importante e essencial nos dias de hoje para algumas determinadas áreas e segmentos: o
portfólio.
O
portfólio é um documento onde são registrados e listados os melhores trabalhos de um profissional ou uma empresa, servindo como um
cartão de visita ou uma vitrine para que conheçam os serviços desenvolvidos por você.
Esse material é muito mais do que um simples
currículo, pois ele mostra exemplos práticos de suas experiências profissionais, ajudando a destacar os trabalhos realizados por você, além de abrir portas dentro do mercado.
Ter um
portfólio bem elaborado e estruturado é indispensável para um bom profissional ou empresa. É essencial ser
criativo para criar um material imbatível e diferenciado. Antes de começar a criá-lo, é importante saber quais são os
tipos de portfólios. Confira!
Tipos de portfólio
Portfólio físico
O
portfólio físico era um documento muito usado antes da internet ganhar destaque. Hoje notamos que é algo raro ver um profissional com uma pasta com esse
material impresso, porém alguns contratantes e empresas ainda exigem que o
portfólio seja mostrado dessa forma.
Ao criar um
portfólio físico é preciso escolher entre os seus melhores trabalhos para levar até uma entrevista ou para mostrá-lo para algum cliente.
O ideal é usar papel no formato A3 ou A4 de boa qualidade e colocá-lo em uma pasta diferenciada e com
material de alta qualidade. Aqui a
qualidade da impressão é fundamental, pois mesmo que tenha feito um trabalho excelente, se o
impresso não mostrar isso, poderá prejudicá-lo ao invés de ajudá-lo a conseguir um empregador ou cliente.
Portfólio digital
Por ser mais acessível nos dias de hoje, o
portfólio digital possui muitas opções para sua
criação, além de ser muito mais prático. Existem diversos sites gratuitos e pagos que irão te ajudar no desenvolvimento do seu material e armazenamento, que disponibilizam ainda
layouts de acordo com a sua área ou segmento
O formato mais utilizado para envio é o PDF, pois ele tem uma usabilidade mais ampla do que os demais, podendo ser acessado por qualquer pessoa no mundo. Desta forma, será possível enviar o seu material para editoras, agências, empresas e
fornecedores, sem se preocupar com deslocamento ou hora marcada.
Escolhida a plataforma que irá utilizar e a mais adequada ao seu objetivo, agora é hora de entender qual o direcionamento do seu
portfólio. Existem diversas categorias que são direcionadas para cada tipo de objetivo: pessoal ou profissional. Para ajudá-los a entender melhor a função desse material, separamos os 3
principais tipos de portfólio:
Portfólio para empresa
O
portfólio para empresa é fundamental para
prospecção de novos clientes. Ele será o ponto chave para começar a sua
negociação, já que essa será a primeira impressão sobre o seu negócio. A criação desse material vai precisar conter algumas informações básicas, tais como:
- História, missão, valor, visão e comprometimento da empresa;
- Imagem e descrição dos produtos e serviços oferecidos;
- Principais clientes;
- Informações sobre a sua equipe, com um breve currículo dos funcionários e os resultados alcançados por eles;
- Informações sobre a empresa, como endereço, e-mail, redes sociais e telefones de contato.
Importante que tudo isso seja apresentado de forma objetiva e com um
design que facilite a leitura e entendimento das informações. A
falta de tempo é constante em empresas dos mais variados segmentos, então fazer com que sua mensagem seja passada de forma sucinta é fundamental!
Portfólio acadêmico
Já o
portfólio acadêmico é utilizado como uma forma de guardar e arquivar de maneira organizada todos os trabalhos realizados durante os seus anos de faculdade, pós-graduação, mestrado e todos os cursos concluídos.
Ele deve incluir tudo o que foi relevante para você, assim como textos das aulas, atividades, trabalhos, exercícios, pesquisas e até mesmo o seu
TCC. Tudo isso será extremamente relevante para contar e mostrar a sua história acadêmica, servindo como um instrumento de avaliação e como uma forma de incluir e aumentar a relevância dos seus títulos educacionais.
Assim como um
trabalho acadêmico, o seu
portfólio deve conter capa, folha de rosto, sumário, considerações iniciais e finais e todos os anexos importantes. Desta forma, você terá em suas mãos um ótimo material para apresentar quando for em
entrevistas de emprego, demostrando a sua organização e o seu grande potencial.
Portfólio de Design
Para os
profissionais da área de design, o
portfólio é essencial para mostrar os trabalhos realizados. Essa é uma forma de encontrar possíveis clientes e mostrar o quão interessantes são os materiais criados por você. Nos dias de hoje, a melhor forma de publicar o
portfólio de design é online, pois fica muito mais fácil para as pessoas visualizarem os seus trabalhos onde e quando quiserem.
O
portfólio de design é o ponto chave para que o profissional apresente suas habilidades e conquiste novos clientes potenciais. Por isso, é necessário ter todo cuidado e dedicação na hora de criá-lo para que ele reflita seus trabalhos e a sua personalidade.
Para desenvolvê-lo no ambiente virtual é preciso criar uma marca e uma
apresentação, colocar os melhores trabalhos, especialidade, contato e categorias para deixá-lo mais organizado e de fácil visualização. Além disso, é preciso
contar uma história explicando como foi o processo de criação de cada material.
Como criar o portfólio perfeito
- Coloque o que você faz: está parte é fundamental para a pessoa que esteja visualizado o seu portfólio saiba qual a sua área ou segmento de atuação. É de extrema importância que você mostre exatamente o trabalho e problemas que resolveu durante a execução dos projetos;
- Seja sucinto: não adianta ficar enrolando, o ideal na hora de criar o portfólio é ser o mais sucinto e breve possível. Geralmente as empresas e os contratantes levam no máximo um minuto para observar cada currículo e portfólio, por isso seja objetivo;
- Adicione os detalhes: mesmo precisando ser objetivo, é muito importante descrever e explicar cada trabalho perfeitamente, porque você o selecionou e porque ele é importante para a sua carreira;
- Coloque boas imagens: por ser um material bastante visual, é preciso colocar imagens com boa qualidade para impressionar e se destacar. Fique de olho no formato das imagens para evitar que elas fiquem com baixa resolução;
- Seja criativo: usar a criatividade é o atrativo perfeito para chamar a atenção das pessoas que estão analisando o seu portfólio. Não esqueça de colocar a sua personalidade, mas sem exageros.
Vantagens de criar um portfólio online e físico
- Facilita a visualização dos trabalhos na prática;
- Maior credibilidade;
- Disponibilização de seus trabalhos 24 horas por dia;
- Materiais customizados e personalizados;
- Pode ser encontrado facilmente.
Agora que você já sabe
como criar o portfólio perfeito, é hora de colocá-lo em prática. A
AlphaGraphics é uma gráfica especializada em materiais online e offline para ajudá-los na
criação de um portfólio de qualidade e personalizado.
Encontre a unidade mais próxima de você:
https://www.alphagraphics.com.br/find-center.html