Nos primeiros anos de empresa é comum os
empreendedores cometerem alguns erros no
planejamento e administração do negócio, devido a falta de experiência no ramo. Contudo, quando esses erros não são reconhecidos e refreados, existe uma grande chance de a empresa depois de um tempo fechar as suas portas.
Com o mercado cada vez mais competitivo e disputado, isso torna a pressão e as responsabilidades dos
donos de empresas muito maior. Por isso, é muito importante estar atento ao dia a dia do seu empreendimento, se preparar e fazer um bom
plano de negócios para evitar que isso aconteça.
Para que você entenda, separamos alguns dos
piores erros cometidos na administração de uma empresa. Confira!
4 piores erros na administração de uma empresa
1. Ausência de um bom plano de negócios e planejamento
Um dos maiores erros ao começar uma empresa é a ausência de um bom
plano de negócios e um
planejamento consistente. Muitas vezes, mesmo com o planejamento, muitos empreendedores não dão continuidade a ele, deixando de colocar em prática os processos estabelecidos.
Essa organização é uma das principais
ferramentas de gestão para implementar em seu negócio, pois darão o direcionamento certo a ser seguido e os objetivos que você deseja alcançar ao longo do tempo.
Com um
plano bem pensado e estipulado, você conseguirá analisar quais melhorias devem ser feitas, o que está dando certo, quais as melhores estratégias,
planos de ação a serem colocados em prática e a implementação de cursos e treinamentos para ter uma equipe altamente capacitada para ajudar a gerir o seu negócio.
2. Ausência de gestão financeira
Outro grande erro que os
empreendedores cometem é deixar de lado a gestão financeira. Essa parte vai muito além de controlar a receita e pagar as despesas da empresa, ela inclui também o controle dos pagamentos dos impostos, dos funcionários, operação, entre outros.
É preciso fazer periodicamente uma auditoria das contas para ter tudo sob controle, ajudando na gestão dos pagamentos e dos recebidos no negócio e facilitando os processos em geral.
A parte financeira é um dos pilares para manter o bom funcionamento da sua empresa, por isso seja bastante organizado ao lidar com o seu dinheiro e não esqueça que ele dará todo o suporte para que você consiga
aumentar o lucro e alcançar o sucesso.
3. Esquecer de acompanhar a rotina da empresa
Com a correria do dia a dia, muitas vezes o
empreendedor deixa de lado alguns pontos extremamente importantes para o
sucesso da empresa. É necessário tirar um momento no dia para acompanhar os processos de área por área e analisar possíveis itens que precisam de uma maior atenção.
Só assim você conseguirá identificar falhas que estão prejudicando o desenvolvimento da empresa e encontrar ações que serão efetivas para acabar com esse problema.
4. Não investir na divulgação e no marketing da empresa
Mesmo que todos os processos estejam funcionando perfeitamente, esquecer de
investir na divulgação e no marketing da empresa podem ser um erro grave. É fundamental sempre manter a comunicação com seu público-alvo para conquistá-los e fazer com que eles conheçam os seus produtos e serviços.
Pensar na sua
estratégia de comunicação ajudará a atrair novos clientes e aumentar os resultados da sua empresa. Você pode optar pela distribuição de
panfletos, flyers,
aplicação de banner e outdoors,
criação de uma Lading Page, site e blog ou até mesmo na
interação diária nas redes sociais, como Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter e Youtube.
Saber divulgar a sua empresa mesmo que de forma simples é imprescindível para se tornar conhecido no mercado e
alavancar suas vendas.
Claro que qualquer empresa no início de seu ciclo está suscetível a cometer alguns
erros. Por isso, é importante estar atento a todos os processos do seu negócio para evitar que isso prejudique seu empreendimento.
Precisa de ajuda nas demandas de
impressão,
marketing,
design e
sinalização do seu negócio? Procure a
unidade AlphaGraphics mais próxima:
http://bit.ly/unidadesalphagraphicsbr