Mesmo com o avanço das
mídias digitais, a produção brasileira de celulosa só cresce a cada ano. Segundo uma pesquisa recente feita pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), a fabricação desse material aumentou 3,8% no ano passado atingindo o seu volume recorde de 19,5 milhões de toneladas.
Esse crescimento se deve não só pelo fato de muitas pessoas utilizarem o
papel diariamente para
impressões, anotações ou rascunho, mas também pela comunicação e
mídia impressa ainda ser muito usada em todo o Brasil, principalmente dentro da
publicidade e jornalismo que trabalham com impressos gráficos.
A
comunicação impressa está presente em diversos veículos como revistas, jornais, informativos, anuários ou ainda peças de marketing como malas-direta,
folders,
flyers,
panfletos,
banners, entre outros.
Uma pesquisa feita pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou que dentro de um ranking, a
mídia impressa está em quarto lugar com 45% em nível de confiança entre os entrevistados. Sendo que 60% dessas pessoas preferem ler no
papel do que ver por meio das mídias digitais.
Esse tipo de
comunicação ainda é muito presente dentro das empresas. Por ser algo muito mais concreto e palpável do que as mídias online, e por ter um vasto poder de divulgação, os
impressos acabam passando maior credibilidade aos leitores em geral.
Entretanto, mesmo os dados parecendo assustadores e devastadores para o meio ambiente, não é a
comunicação impressa que produz muito lixo ou libera gases de efeito estufa na natureza. A indústria eletrônica gera aproximadamente 41 milhões de toneladas de resíduos que são descartados incorretamente.
Saiba mais: Por que produzir papel NÃO destrói as florestas?
Desta forma, para minimizar os danos com desmatamento, gases de efeito estufa e a produção de lixo, as indústrias de fabricação de papel e empresas que se utilizam da
comunicação impressa estão mais engajadas com a
sustentabilidade.
Hoje o país possui um volume muito alto de
recuperação de papéis, que são coletados após o uso e convertidos em novos produtos que retornam para a cadeia de consumo. Além disso, a maioria das florestas usadas para extração das árvores para fabricação do papel são 100% reflorestadas e desenvolvidas apenas para esse propósito.
Saiba mais: Contribuir com o meio ambiente não é apenas utilizar papel reciclado
Empresas como nossos parceiros da
Two Sides e a própria rede
AlphaGraphics vem encorajando o consumo responsável, como a
impressão sob demanda que visa imprimir apenas o necessário, a impressão dos dois lados do papel dentro do escritórios e esquemas de reciclagem e separação de lixo, reduzindo significativamente os custos e melhorando a
sustentabilidade, o que ajuda a melhorar a grave situação que se encontra o planeta.
Tem alguma dúvida sobre como colaborar com o
consumo sustentável do papel? Deixe seu comentário!