Você já ouviu falar no
Design Thinking? Hoje vamos abordar esse assunto e mostrar a sua importância no mercado de trabalho para o
desenvolvimento de produtos e projetos.
O que é Design Thinking?
Segundo o conceito de Tim Brown, autor do livro Change by Design, "
Design Thinking é uma abordagem antropocêntrica para inovação que usa ferramentas dos
designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios".
De uma forma mais fácil de ser entendida, esse processo é uma forma de solucionar problemas, elaborar produtos e projetos baseando-se nas técnicas cognitivas utilizadas pelos
designers.
Tudo isso é absorvido e faz parte do processo de pesquisa,
brainstorms, seleção de ideias e prototipagem na hora da elaboração de um novo produto, serviço ou projeto.
Esse tipo de abordagem tem o objetivo de nos auxiliar na mudança de nossas ideias, nos estimulando a solucionar problemas de
forma inovadora, tendo em mente uma nova perspectiva, além de ser utilizado para encontrar possíveis soluções e dar respostas. Porém, o real sentido disso é fazer com que as pessoas se tornem mais envolvidas em todos os processos e tenham mais segurança e facilidade na tomada de decisão.
Etapas do Design Thinking
O processo do
Design Thinking deve ser realizado por um grupo de pessoas, sendo divido em etapas. Confira algumas das principais etapas:
Identificação e definição
Esse é o momento de identificar e encontrar a melhor
oportunidade de inovação, porém é preciso conhecer a fundo aquilo que está tentando desenvolver.
O ideal é conhecer quais são seus pontos fortes e fracos, as fragilidades da concorrência, qual o seu diferencial, entre outros itens importantes. Para chegar a todas as respostas é preciso fazer uma análise SWOT, pesquisas de mercado e
reuniões com sua equipe.
A partir disso, você conseguirá saber qual é realmente o problema e o que precisa ser feito para solucioná-lo, possibilitando que sejam colocadas em prática as melhores ideias e soluções.
Ideias
Essa é a parte de recolher todas a
ideias para o desenvolvimento de um produto, serviço ou projeto a partir das respostas obtidas por meio da pesquisa realizada, além de ser definido qual será realmente o seu público-alvo.
Essa fase é mais conhecida como
brainstorm, onde as ideias e sugestões começam a fluir de forma mais natural e se tornam mais concisas e estruturadas.
Protótipos
Essa etapa é a hora que são colocadas em prática uma ou algumas
ideias e são desenvolvidos os protótipos. Esse processo pode ser feito a partir de um desenho, maquete ou algo que consiga formar e/ou simular o produto final. Isso com certeza vai auxiliá-lo a ter uma ideia concreta daquilo que está sendo criado.
Testes
Esse é o momento de testar os protótipos criados para ver qual faz mais sentido e fará a diferença no mercado. É muito importante se colocar no lugar do
consumidor final para ver se aquele serviço ou produto suprirá as suas necessidades e se ele conseguirá se destacar.
6 Vantagens do implementar o Design Thinking em seu negócio
- Encontrar soluções mais eficientes;
- Propagar empatia;
- Estimular a criatividade;
- Melhorar o foco organizacional;
- Excelente custo-benefício;
- Propagar a empatia.
Agora é colocar em prática todas as etapas para buscar a
inovação de uma forma não convencional, descobrindo e estimulando novos valores, melhorando a criatividade, promovendo a integração e alcançando soluções com mais eficiência.
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!