Topics

Arquivo

Voltar para a lista de blogs

Tópicos / postagens anteriores

Dicas essenciais para o seu Marketing de Varejo

O marketing de varejo consiste em um conjunto de estratégias tradicionais usadas pelas lojas e estabelecimentos para atrair e fidelizar os clientes potenciais, além de promover e vender seus produtos e serviços. Ele se utiliza de um dos principais princípios dentro do marketing, que são os 4 Ps:
  • Produto: refere-se aos pontos positivos que o produto oferece e se ele atende as necessidades dos clientes;
  • Preço: está ligado ao perfil do consumidor, sendo que a empresa precisa saber o quanto cobrar por esse produto ou serviço para que alcance o sucesso. Por isso, é imprescindível conhecer o seu público-alvo, levando sempre em consideração sua renda, exigências, desejo e necessidades;
  • Praça: essa parte está relacionada ao ponto de venda do seu estabelecimento, seja loja física ou pela internet. O grande ponto chave é saber como os consumidores vão conseguir acessar o seus produtos e serviços;
  • Promoção: se refere a divulgação dos seus produtos e serviços e de como o seu público-alvo vai ficar sabendo da existência da sua marca.
E como elaborar um bom plano de marketing para o setor de varejo? Confira algumas dicas:

Entenda sobre o seu negócio e o seu mercado

A primeira coisa a ser feita para elaborar um marketing de varejo eficiente é entender sobre o seu negócio e o mercado. Portanto, é muito importante estar atualizado, conhecer seus concorrentes, as tendências e as novidades para sempre inovar e saber para qual caminho seguir. Além disso, é preciso estudar e investigar como andam suas vendas, quais são os produtos e serviços que mais e menos vendem, os melhores dias de vendas, quais são os pontos positivos e negativos, dentre outras coisas que farão a diferença na hora de direcionar a sua loja da maneira certa.

Atraia os consumidores para sua loja

Para que o marketing de varejo dê certo, é preciso fazer com que as pessoas conheçam e frequentem a sua loja ou estabelecimento. Para isso, você deve criar promoções, descontos, entre outras ações que chamem a atenção desses consumidores. Usar essa estratégia te ajudará a promover de forma eficaz o seu estabelecimento e fará com que você alcance os clientes potenciais tanto para loja física quanto para o seu e-commerce.

Não esqueça de fazer o branding local

O branding é fundamental para todos os tipos de marketing, principalmente no de varejo. Ele tem a função de lhe auxiliar na gestão de sua marca por meio de ações estratégicas, que contribuem positivamente para construção da percepção do seu público-alvo em relação ao seu negócio. Por isso, não esqueça de fazê-lo, pois essa é uma forma de ajudar a sua marca a ganhar relevância e se tornar conhecida do mercado.

Ofereça aos seus clientes uma experiência única

Para atrair e se destacar, a sua marca deve oferecer aos clientes uma experiência única, desde o momento da entrada na loja e atendimento até a finalização da compra. É preciso tornar esse momento agradável para os consumidores, para que ele se sinta a vontade e tenha a necessidade de retornar e adquirir novos produtos. Claro que é muito importante sempre pensar no visual da loja, assim como uma vitrine bem decorada, dar treinamentos aos funcionários, disponibilizar meios de pagamentos que facilitam a vida do cliente e entre outras ações que irão chamar a atenção dessas pessoas.

Facilite o acesso do cliente ao produto

Não adianta nada elaborar uma boa estratégia, se o consumidor não conseguir ter acesso aos seus produtos. Por isso, facilite esse processo fornecendo fotos e vídeos de qualidade e outros recursos que facilitem a visualização, caso o cliente esteja a quilômetros de distância da sua loja ou esteja comprando online.

Facilite o pagamento      

Disponibilize e ofereça aos seus clientes diferentes formas de pagamento e até mesmo um crediário para facilitar e fazer com que ele consiga adquirir os seus produtos e serviços. Mesmo que não pareça, isso influencia diretamente na escolha e fidelização dos clientes.

Vantagens do marketing de varejo

Quer aumentar sua eficácia de marketing e aplicá-lo em sua loja ou estabelecimento? A AlphaGraphics pode auxiliá-lo! Encontre agora mesmo a unidade mais próxima do seu negócio: https://www.alphagraphics.com.br/find-center.html

Voltar para a lista de blogs

Contato
Horas
Conecte-se conosco
Copyright © 2024 AlphaGraphics Printshops do Brasil. Todos os direitos reservados.
Avenida das Nações Unidas, 12901 - Loja 145, São Paulo, Sao Paulo 04578-000 BR
Perto