Devido a constante mudança e evolução do mercado, é importante que as empresas sempre busquem
inovação para estar a frente da concorrência, avaliando e mudando estratégias e
ações de marketing, além da sua
identidade visual. Isso é importante para acompanhar o mercado, se manter bem posicionado em seu segmento, conquistar novos clientes e reconquistar os antigos.
Esse processo de reformulação é conhecido como
rebrand, que nada mais é que um conceito que visa fazer uma
mudança na identidade visual de uma determinada empresa, marca ou produto, elaborar e desenvolver novas
estratégias de marketing, fazer novas pesquisas de público-alvo e posicionamento no mercado, entre outras diversas ações que visam renovar a percepção da marca para os consumidores.
O principal
objetivo do rebrand é fazer com que a empresa evolua, para que assim seja possível se fixar por mais tempo dentro do mercado competitivo. Claro que essa mudança não é feita de uma hora para outra, existem diversos motivos para que isso aconteça, tais como:
- Elaboração de novos produtos;
- Processos judiciais;
- Identidade visual desatualizada;
- Mudança na localização geográfica;
- Crise econômica;
- Perda de clientes;
- Processo de fusão;
- Recolocação da marca.
Essa mudança pode ser separadas em dois níveis:
- Rebrand evolutivo - que vai sendo estruturado e modificado pela empresa aos poucos, mas mesmo sendo pouco perceptível, elas são muito eficazes e essenciais para a atualização e fortalecimento do negócio dentro do mercado;
- Rebrand Radical - são mudanças feitas de forma extremamente radical, assim como a reestruturação do nome e a identidade visual da marca.
Só que para evitar possíveis problemas, é preciso antes de qualquer coisa saber elaborar e
planejar esse rebrand para que ele saia conforme o estabelecido e a marca alcance de forma efetiva o seu público-alvo. Confira algumas dicas!
4 dicas de como elaborar e planejar o rebrand de sua marca
1. Faça uma avaliação da identidade visual
A
identidade visual de uma empresa é uma das primeiras coisas a ser notada pelos consumidores. Desta forma, é preciso fazer uma avaliação para verificar se a sua identidade está atualizada e se ela ainda prende a atenção do seus clientes, afinal é muito importante estar em constante evolução.
Caso você decida fazer o
rebrand da marca ou de algum produto de sua empresa, então é hora de sentar, se planejar e pensar em todas as estratégias para conseguir tirar a ideia do papel e alcançar o
sucesso esperado.
2. Elabore uma pesquisa de mercado
Depois ter certeza que o
rebrand é necessário, é imprescindível elaborar um pesquisa de mercado completa para saber se o seu
público-alvo ainda é o mesmo, o que atrai esses consumidores, quem são os seus concorrentes, entre outras perguntas que irão ajudar nesse processo de mudança. Pesquisar, perguntar e analisar o mercado vai auxiliá-lo a criar algo
inovador e diferenciado.
3. Tire do papel e crie uma nova identidade visual
Agora que fez a pesquisa de mercado e conseguiu todas as respostas, é hora de tirar do papel e criar a sua nova
identidade visual. Pense em um novo logo, procurando utilizar elementos significativos para a sua marca. O ideal é usar e abusar da
criatividade para criar algo de valor e que atinja e atraia os antigos e os novos clientes até o seu negócio.
4. Pense em estratégias para divulgar a nova identidade
Com sua marca reestruturada, chegou o momento de pensar em uma
estratégia de divulgação para a sua nova
identidade visual. Esse é o momento para estar presente de forma efetiva no mundo digital.
Criar um blog ou uma landing page, se cadastrar nas principais
redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube) e
invistir em uma nova papelaria (cartão de visita, panfletos, catálogos, entre outros), pode ser a melhor opção para fazer essa divulgação. Use a pesquisa de mercado feita e aposte em novas mídias e redes sociais para se fixar dentro do mercado.
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