O ano está acabando e com ele vem aquela dúvida –
Como começar a se planejar para 2018? Para alcançar o
sucesso no próximo ano, é fundamental uma análise e balanço no ano anterior e um bom
planejamento estratégico com ações e soluções futuras.
É importante começar esse
planejamento com antecedência para prever o próximo ano e ter tempo suficiente para dar andamento em ações futuras. Para ajudá-los nesse processo, separamos algumas dicas para que você comece a se
planejar para 2018.
4 dicas para começar a planejar seu 2018
1. Faça um balanço do ano anterior
A primeira coisa a ser feita é fazer um balanço do ano anterior, saber quais que foram os
erros e acertos cometidos, como mudá-los e melhorá-los para 2018.
Levante alguns questionamentos e analise seus resultados, verificando se eles foram satisfatórios e de acordo com as
metas estabelecidas no ano anterior. É importante analisar o desempenho da equipe como um todo, o seu desempenho como gestor, o
relacionamento da empresa com os clientes e como o mercado reagiu a sua marca.
Após essas análises, você consegue começar a desenvolver o seu
planejamento para o próximo ano, de forma a
alcançar o sucesso.
2. Crie um planejamento estratégico
Quando falamos em
planejamento, não precisa ser algo complexo com muitas e muitas páginas, é preciso ser objetivo e de acordo com a realidade do seu negócio.
Para que o seu
planejamento valha a pena, é preciso levar em consideração os valores e missão do seu negócio, para então saber qual caminho seguir. O ideal é fazer esse
planejamento antecipadamente para que o ano vire e você já tenha tudo
organizado. Coloque no papel tudo o que a empresa precisa atingir e como chegar até esses objetivos.
3. Defina suas metas
As
metas são essenciais para você dar um direcionamento ao seu
planejamento de 2018. É importante que essas
metas sejam reais e plausíveis de acordo com a estrutura da sua empresa. Algumas
metas também podem ter prazos para serem cumpridas e até mesmo recompensas. Não esqueça de definir os principais responsáveis para atingir cada um dos objetivos estipulados. Algumas metas que podem ser consideradas:
O importante é você saber onde quer chegar e estabelecer
metas realistas para isso! O balanço do ano anterior pode servir de parâmetro para definir
objetivos alcançáveis.
4. Pense no marketing
Um dos principais itens a ser pensando é o
marketing da empresa, afinal, ele é parte importante para a
divulgação e crescimento do seu negócio, além do principal responsável por melhorar a
satisfação de seus clientes.
Planeje a divulgação e
imagem a ser transmitida no próximo ano, além das estratégicas específicas para eventos pontuais como lançamentos,
feiras e eventos. No Planejamento, deixe um campo específico para o
Marketing, definindo os canais que serão utilizados e o objetivo de cada um deles. Além disso, não esqueça de planejar a
comunicação impressa, avalie seu estoque de
flyers,
cartões de visita,
banners, entre outros materiais de divulgação, verifique aqueles que precisam ser criados ou renovados.
Para o
planejamento de marketing, é importante você:
- Conhecer o seu público-alvo;
- Definir seus objetivos;
- Elaborar uma linha de comunicação;
- Definir as reses sociais que serão utilizadas.
Desta forma, podemos notar o quão essencial é a elaboração de novas
estratégias de marketing para o próximo ano. Só assim você conseguirá se diferenciar dos concorrentes e garantir o sucesso de sua empresa dentro do mercado.
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