Extremamente importante para a população e as empresas, o setor jurídico, assim como os outros setores, precisa se utilizar do marketing para divulgação dos seus serviços. Para se posicionar como uma referência dentro do seu mercado, é essencial não só ter uma estratégia bem estabelecida, como também conhecer as regras estabelecidas pelo CED (Código de Ética e Disciplina) e o Provimento 94/2000.
O intuito dessas limitações estipuladas pela OAB é manter um padrão ético dos profissionais e não transformar essa profissão tão importante em uma caça descontrolada a clientes. Com um bom trabalho de marketing jurídico, é possível que os profissionais desta área consigam ter uma comunicação eficiente com o seu público-alvo e com isso conquistar e fidelizar novos clientes em potencial.
Para que seja possível a elaboração de uma boa estratégia de marketing, é preciso o desenvolvimento de um planejamento estratégico eficaz e que faça com o que você consiga se posicionar dentro do mercado, fortalecer sua marca e construir uma imagem positiva. Além disso, é necessária uma comunicação consistente com o seu público para transmitir confiança e credibilidade.
O principal passo a ser tomado na hora de elaborar o marketing é definir qual o foco de atuação do escritório no mercado e quais são os objetivos dessa estratégia. Definido isso, é o momento de traçar o melhor plano de ação voltada para a promoção da marca, assim como:
- Perfil Institucional: é essencial que os escritórios e os advogados autônomos tenham sempre um material gráfico impresso contendo o currículo dos profissionais, áreas de atuação, carteira de clientes, endereço e meios de contato. Qualquer encontro, evento, reunião podem ser uma oportunidade para você trocar contatos e informar os serviços oferecidos.
- Site: com a era digital, os sites são muito importantes para a divulgação desses profissionais, pois além de ter a possibilidade de ser encontrado em buscas online, também é possível que o profissional se coloque como referência informando suas qualidades e diferenciais. Por isso é importante trabalhar com um conteúdo dinâmico e relevante, que contenha uma comunicação direta e simples para alcançar o seu público;
- Blog: dentro desse canal de comunicação é possível publicar artigos relacionados à sua área de atuação e que sejam relevantes para o seu público, os mantendo sempre informados e próximos de você.
Por ser um mercado bastante “técnico”, é importante também adaptar a linguagem de toda sua comunicação com aquela entendida pelo público-alvo. Fique atento para não deixar que seu conteúdo fique muito técnico e de difícil entendimento. Quanto mais clara e sucinta sua mensagem for, melhores as chances de captação de clientes.
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