Dentro do mundo corporativo, o engajamento consiste no envolvimento, interação, influência e o relacionamento do cliente com a marca. Manter os clientes engajados e envolvidos é essencial para o seu negócio, pois é dessa forma que eles são fidelizados e ainda indicam seu produto/serviço para outras pessoas.
Existe um novo conceito no mercado, o Customer Engagement Optimization (em português, Otimização do Engajamento do Cliente), que oferece as empresas uma solução para o relacionamento com esse novo perfil de consumidor.
Essa técnica se fundamenta na ideia de que as organizações precisam integrar e gerir de uma forma bem mais inteligente todos os seus canais de comunicação e relacionamento com os clientes, de forma que você se aproxime mais deles, criando mais engajamento e retenção.
Para que isso aconteça, é fundamental ter muita atenção em alguns fatores, por isso separamos algumas dicas muito importantes para ter um cliente muito mais engajado.
4 Dicas para ter um cliente engajado
1 - Desenvolva conteúdo de qualidade
Um bom
conteúdo pode ser a porta para manter o seu
cliente engajado. Porém, para que isso aconteça, é preciso que ele seja relevante, rico e atrativo, trazendo informações completas, que prendam a atenção do seu público.
Investir em textos dinâmicos e relevantes faz com que você seja visto como uma autoridade no assunto, possibilitando que seu público comece a indicar seu site ou blog para outras pessoas como boas fontes de conteúdos, além de contribuir com o SEO.
2 - Marque presença nas redes sociais
Um grande aliado para as empresas são as redes sociais, canais essenciais para gerar engajamento, já que as plataformas já foram criadas com esse intuito, facilitando a conversa entre marca e consumidor.
Crie promoções, concursos e pesquisas, permitindo que seus clientes tenham que compartilhar o conteúdo e marcar os amigos. Escreva posts com informações sobre o seu segmento e que possam interessar outras pessoas.
Uma dica importante é sempre pesquisar quais são as redes sociais mais utilizadas pelo seu público e adaptar seu conteúdo para cada canal.
3 - Invista em e-mail marketing
Campanhas de e-mail marketing podem ser extremamente eficientes para tornar o seu público mais engajado. Contudo, é necessário utilizar a ferramenta de forma correta, tornando o conteúdo pessoal e direcionado.
Esse tipo de campanha permite que você alcance mais clientes em menos tempo, engaje melhor o seu público, personalize e forneça conteúdos relevantes direcionados para cada perfil de cliente.
4 - Ofereça diferentes canais de atendimento para o seu cliente
Como o principal objetivo é manter os seus clientes engajados, é muito importante ter diferentes canais de atendimento, estimulando-os a permanecer em contato com a sua marca.
Desenvolva canais para que eles possam dar dicas, sugerir mudanças, fazer reclamações, mostrando o seu interesse em sempre fornecer os melhores produtos e serviços do mercado.
Além disso, o canal vai ajudar a conectar as pessoas com interesse em comum e tornar o seu relacionamento com eles muito mais aberto e forte. Mas é claro, para que isso aconteça, é preciso sempre buscar a excelência e ter um bom atendimento, o que com certeza vai fazer com que seus clientes indiquem a sua empresa para outras pessoas.
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