Criada por Eric Ries, famoso empreendedor do Vale do Silício, a Lean Startup em tradução literal significa “startup enxuta”. Desta forma, essa nova modalidade administrativa traz para as startups processos mais objetivos e eficientes, utilizando apenas recursos disponíveis, sem gastar muito dinheiro.
Uma das principais premissas da Lean Startup é de que “quanto maior a velocidade e menor o custo de cada iteração (repetição), maiores são as chances de um novo negócio dar certo” - deixando de lado o conceito tradicional de gestão, para dar espaço para um processo que defende novas experimentações e a opinião do cliente.
Seguindo a linha de raciocínio do criador do conceito Eric Ries, essa metodologia possui alguns princípios fundamentais que formam sua base:
- Mínimo Produto Viável (MPV): consegue reter muito mais informações e aprende sobre as necessidades e expectativas do cliente final;
- Deploy Contínuo: desenvolve novos recursos e os disponibiliza em tempo reduzido para que a avaliação do cliente seja feita de forma rápida;
- Teste A/B: disponibiliza no mercado duas versões do produto final, com o intuito de ver como os clientes reagem sobre os diferentes modelos do produto;
- Métricas Acionáveis: oferecem todas as informações necessárias para que a gestão possa tomar decisões sobre o negócio;
- Pivot: pode ser visto como uma nova hipótese estratégica, exigindo uma mudança completa no curso de um produto.
Além disso, o conceito baseia-se na combinação de três pilares extremamente importantes, que são:
- Customer Development: avalia e testa todas as hipóteses das startups sobre os clientes, produtos e mercado;
- Desenvolvimento Ágil: emprego das metodologias como Extreme Programming (XP) e Scrum que colaboram para a redução de tempo de cada repetição de desenvolvimento, ampliando a velocidade do aprendizado por meio do feedback dos clientes da startup;
- Uso da Tecnologia: é essencial que as startups utilizem a tecnologia a seu favor durante a realização de todos os processos. Pode-se destacar a utilização de serviços, frameworks e redes sociais, que apresentam menor custo, permitem o desenvolvimento e o crescimento ágil da startup.
Por que aplicar o conceito nos negócios?
Essa nova metodologia é uma ótima opção para ser adotada nos negócios, pois auxilia no desenvolvimento e lançamento de novos produtos no mercado. Para entender melhor do porque aplicar o conceito em sua empresa, veja abaixo alguns dos principais motivos:
- Deixam todos os processos internos e externos muito mais rápidos e organizados;
- A organização fica muito mais maleável e eficiente;
- Possibilitam descobrir o que está e o que não está dando certo, para que novas estratégias sejam adotadas;
- Facilitam a descoberta e a exclusão das fontes de desperdício dentro da startup;
- Dão a possibilidade da startup ter novas experimentações e insights através dos feedbacks dos clientes.
Claro que não existe a fórmula do sucesso, entretanto, o conceito pode ser bastante eficaz para o seu negócio. Afinal, o método ajuda as empresas a testarem suas ideias com muito mais rapidez e eficiência.
E aí, você já conhecia esse método? Deixe sua opinião nos comentários!