Ter uma marca forte, consolidada e influente é um dos principais objetivos da maioria das empresas, que podem aproveitar sua presença de mercado para conquistar cada vez mais clientes e persuadi-los a consumir seus produtos ou contratar seus serviços. Isso é possível graças às mudanças que foram observadas no comportamento do consumidor, que passou a usar a internet como fonte de entretenimento, informação e relacionamento.
Para fazer com que uma marca — seja ela pessoal ou empresarial — se torne influente no mercado a ponto de ela obter vantagens competitivas, é fundamental investir em diferenciais que a destaquem do restante da concorrência. Além disso, é necessário que a marca seja capaz de transmitir confiabilidade e de criar uma boa identificação com seu público-alvo.
O estabelecimento de uma presença digital influente depende de um conjunto de ações baseada em 3 principais pilares. Descubra quais são a seguir:
1. Conteúdo de valor
O marketing de conteúdo é uma estratégia que gera valor para determinada marca por meio da oferta de material de qualidade, produzido especialmente para um público-alvo. É fundamental que este conteúdo seja relevante, rico e atrativo, trazendo informações completas a respeito de um assunto que seja do interesse do consumidor.
Isso pode ser feito de diversas maneiras: criação de artigos que serão publicados no blog da marca, envio de e-mail marketing a clientes previamente cadastrados, publicações em redes sociais, produção de vídeos, ebooks, landing pages e muito mais.
2. Relacionamento
A habilidade de se relacionar é essencial para se tornar um grande influenciador, e isso vale tanto para os clientes quanto para outras marcas influentes do mercado. Sempre converse com seu público, responda às suas dúvidas e incentive a participação deles em seus canais de comunicação. Assim, você cria um relacionamento duradouro com os consumidores, fazendo com que eles tenham vontade de negociar com sua marca e ouvir o que ela tem a dizer.
Por outro lado, também vale a pena identificar os principais influenciadores do seu mercado e fazer parcerias com ele, aumentando a autoridade da sua marca e alcançando uma audiência cada vez maior. Uma excelente maneira de fazer isso é por meio guest posts e promoções realizadas em conjunto com outra empresa.
3. Presença
Não há muito sentido ser influente na internet, mas não fazer jus a esta fama no mundo real. Portanto, além de investir em conteúdo e relacionamento online, preocupe-se em marcar presença também no âmbito físico: entregue produtos de qualidade, participe de eventos da sua área e permita-se ser encontrado pelo seu público.
Para ganhar mais visibilidade e ser influente no mercado, conte com a AlphaGraphics!