Embora seja muito usado nos Estados Unidos há algumas décadas, o termo “startup” só começou a ser amplamente usado no Brasil há pouco tempo. Inicialmente, esta era uma palavra que significava um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia inovadora, com o intuito de obter lucros. Porém, o termo também é frequentemente aplicado para definir a ação de criar uma empresa e colocá-la em funcionamento.
Muitas pessoas consideram que todas as empresas que se encontram em seus primeiros meses de vida podem ser chamadas de startup, enquanto há quem diga que uma startup é um empreendimento que exige baixos custos de manutenção e tem capacidade de crescer de maneira acelerada e gerar lucros. Embora este seja um termo amplo e variável, a definição mais aceita atualmente é: startup é um modelo de negócio repetível e escalável, que cria algo novo em um cenário de incerteza.
Em outras palavras, a startup é uma empresa em processo de implementação, voltada para a geração de um trabalho inovador. Esses empreendimentos geralmente são criados com excelentes perspectivas financeiras e com boas projeções de lucros e crescimento. Por conta dessas características, é muito comum que uma startup seja comprada precocemente por uma grande empresa, justamente por conta de seu potencial inovador.
Qual a importância das startups para o mercado?
O mercado de startups tem crescido muito nos últimos anos, se mantendo aquecido mesmo durante o período de crise econômica enfrentada pelo Brasil. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o setor de startups gera mais de 53 mil empregos no País e fatura cerca de 15 bilhões anuais.
Além de impulsionar a economia, a presença das startups no mercado contribui para a flexibilidade dos negócios, para uma maior agilidade na inovação de produtos e serviços, para o crescimento do empreendedorismo no País e para o aumento do dinamismo do mercado como um todo.
Vale destacar que o crescimento do empreendedorismo e da inovação é responsável por ampliar a exploração de áreas de mercado, incentivando a adoção de práticas cada vez mais modernas e mais vantajosas tanto para o consumidor quanto para as empresas, que se mantêm em constante inovação e crescimento. Por serem baseadas justamente na busca por práticas inovadoras, as startups contribuem significativamente para este processo de desenvolvimento.
A AlphaGraphics, por exemplo, aproveita a agilidade das startups para lançar novos produtos e serviços. Semanalmente, nosso CEO, Rodrigo Abreu, faz um levantamento das parcerias que a rede mantém com diversas startups. Clique aqui para conferir a matéria completa sobre essas parcerias na Revista Exame PME.
E aí, qual sua opinião sobre a influência das startups nos negócios? Deixe seu comentário!