Com a proximidade das festas de fim de ano, a tendência é que a demanda por produtos e serviços aumente significantemente. Esta é uma época do ano em que os consumidores estão mais dispostos a comprar e, com o pagamento do 13º salário e as tradicionais celebrações em que as pessoas trocam presentes entre si, basta que as empresas deem um “empurrãozinho” para conquistar mais vendas.
Para aproveitar todas as oportunidades que este período oferece, é fundamental que as empresas comecem a se planejar com alguns meses de antecedência, garantindo que exista tempo hábil para a produção das mercadorias e aplicação das estratégias de marketing que vão nortear sua campanha de fim de ano.
Durante a fase do planejamento, vale a pena ficar atento a alguns detalhes que vão impulsionar suas vendas de fim de ano. Confira:
Dicas para vender mais no fim do ano
1. Avalie o mercado
Antes de começar a abastecer seu estoque ou iniciar qualquer tipo de campanha de marketing, faça uma pesquisa de mercado que aponte o produto com melhor potencial para as vendas. Tenha em mente que, para vender, é necessário que você ofereça algo que atenda às necessidades e interesses do consumidor. Por isso, vale a pena conhecer a demanda do mercado e trabalhar em cima dela, evitando investimentos desnecessários e produtos encalhados no seu estoque.
2. Ofereça um bom atendimento
Esta é uma época do ano de correria, em que a maioria dos estabelecimentos comerciais fica cheia demais e os clientes acabam esperando muito para serem atendidos ou receber sua mercadoria. Para evitar que os consumidores acabem desistindo da compra, é fundamental investir em um atendimento eficiente, ágil e que se preocupa com o cliente.
3. Conheça seus produtos
Ao conhecer profundamente seus produtos, você poderá saber facilmente qual atende às necessidades de cada cliente. Isso deixa seu atendimento mais ágil, garante a satisfação do consumidor e favorece a fidelização.
4. Facilite o pagamento
Em qualquer época do ano, as facilidades de pagamento favorecem a venda de um produto — e qualquer empecilho pode se tornar um motivo para que o cliente desista da compra. Por isso, ofereça todas as formas de pagamento que conseguir, sempre pensando em como facilitar a vida do cliente e garantindo mais vendas. Lembre-se que esta é uma época do ano em que as pessoas compram muitos presentes, e podem depender do parcelamento para conseguir arcar com todas as despesas.
5. Seja criativo e diferenciado
Sua empresa certamente tem concorrentes que estão planejando estratégias semelhantes às suas e oferecem produtos parecidos com o seu. Para conquistar os clientes, é necessário que você ofereça um diferencial que chame a atenção do cliente. Seja criativo: crie promoções, inove, ofereça um serviço diferente, dê descontos e sempre pense no melhor para o consumidor. Para fidelizar o cliente e ser lembrado no próximo ano, ofereça brindes personalizados, mostre para o consumidor o quanto ele é importante para o seu negócio.
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