Criar e oferecer conteúdo gratuito e de qualidade é fundamental para que qualquer marca estabeleça uma relação de confiança com seu público, favorecendo também seu posicionamento perante os mecanismos de busca. As estratégias de marketing de conteúdo são essenciais também para lojas virtuais, ajudando a atrair visitantes e convertê-los em consumidores.
Confira algumas dicas de como construir conteúdo para seu e-commerce e, assim, inspirar confiança entre os consumidores e aumentar suas vendas.
Dicas para gerar conteúdo para e-commerce
CONHEÇA SEU PÚBLICO
O primeiro passo para começar a desenvolver conteúdo para uma marca ou loja é conhecer o público-alvo. Para isso, pergunte-se:
- Quem é seu público?
- Quais são as necessidades dessas pessoas?
- Quais são os interesses do público?
- Que tipo de conteúdo seu público gosta?
A partir dessas informações, é possível estabelecer a melhor abordagem a ser adotada e como será feito o conteúdo para promover seu e-commerce. Não se esqueça de também considerar as pessoas que apenas visitam o site, sem finalizar a compra. Crie conteúdo pensando na melhor forma de fazer com que esses visitantes tenham vontade de finalizar o negócio.
TENHA UM BLOG
O blog é uma das principais ferramentas para gerar marketing de conteúdo para seu e-commerce. Este é um espaço que permite que você disponibilize artigos exclusivos e trabalhe palavras-chave relevantes para quem utiliza mecanismos de busca. As postagens do seu blog geram tráfego qualificado e contínuo para sua loja, trazendo muitos clientes a longo prazo.
APOSTE NAS REDES SOCIAIS
As mídias sociais são uma das mais poderosas ferramentas para quem deseja fortalecer o relacionamento entre consumidor e marca, aprimorando o engajamento do público e aumentando as chances de fazer com que seu e-commerce viralize entre os internautas. Pesquise quais as principais redes sociais utilizadas por seu público-alvo e crie páginas para divulgar sua loja e compartilhar o conteúdo publicado em seu blog e site.
TRABALHE COM E-MAIL MARKETING
O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta do marketing digital, que contribui muito para a melhoria do relacionamento entre a loja e o cliente. Para que essas mensagens não pareçam puramente propaganda e estimulem o consumidor a fazer negócios com você, é importante criar mensagens personalizadas e com conteúdo relevante e variado.
NÃO FALE APENAS DOS SEUS PRODUTOS
O conteúdo disponibilizado por um e-commerce não precisa necessariamente falar apenas de produtos e ofertas, forçando a compra a todo custo. Por isso, em vez de ficar criando conteúdo repetitivo a respeito das características do seu produto, foque também nos benefícios que eles podem trazer e em suas funcionalidades. Aprofunde-se no assunto, trabalhando o nicho de mercado como um todo e mostrando ao consumidor que sua empresa realmente entende do assunto que está sendo tratado.
Tem alguma dúvida sobre como criar conteúdo para o seu e-commerce? Deixe seu comentário!