A chamada psicologia das cores é responsável por estudar a forma como o cérebro humano identifica as diferentes tonalidades e as transforma em sensações. Trata-se de uma especialidade que ajuda no entendimento dos impactos psicológicos causados pelas cores, afetando os comportamentos e decisões das pessoas, inclusive decisões de compra.
A correta utilização das cores é um elemento essencial para o marketing e para o sucesso das vendas. De acordo com estudos realizados na área de psicologia das cores, mais de 90% dos consumidores avaliam as cores e os aspectos visuais de um produto na hora de comprá-lo, e mais da metade deles desiste de adquirir um produto quando ele não possui sua cor favorita.
Uma campanha de marketing, portanto, precisa ter suas cores escolhidas cuidadosamente para garantir o sucesso das vendas. Entenda como cada cor afeta as conversões e estimula as emoções e sensações do consumidor:
Significado das cores e como elas agem:
- Vermelho: é uma cor quente e dinâmica, que está associada à ação, paixão e emoção. O vermelho estimula a energia e o sendo de urgência, sendo muito eficiente para chamar a atenção para promoções e conseguir uma ação rápida dos clientes;
- Amarelo: trata-se de uma cor brilhante e que está relacionada à felicidade, otimismo, esperança e jovialidade. É muito utilizada para chamar a atenção para uma oferta;
- Laranja: responsável por refletir calor e entusiasmo, esta cor é vibrante e cheia de energia. O laranja estimula o entusiasmo e impulsividade, sendo muito usado para estimular a ação;
- Azul: associada à calma e confiança, esta cor é muito utilizada para conquistar a confiança do consumidor e demonstrar profissionalismo;
- Verde: fácil de ser processada, esta cor está relacionada à saúde e tranquilidade. Por isso, o verde geralmente é usado para estimular a participação e cooperação do consumidor;
- Preto: transmite a ideia de sofisticação e poder, sendo muito usado para vender artigos de alto valor agregado e luxo.
Além de estimular comportamentos, as cores também são capazes de atrair consumidores de perfis específicos. Consumidores compulsivos, por exemplo, são mais atraídos por cores como vermelho, laranja, amarelo e azul royal. Consumidores mais racionais, por sua vez, são mais atraídos por tons de verde e azul escuro — sendo muito utilizados por instituições financeiras.
Por conta da importância das cores nas campanhas de marketing e vendas, não basta apenas que as tonalidades sejam escolhidas com cuidado e atenção: é preciso que os materiais impressos sejam capazes de representar as cores com qualidade e clareza. Por isso, oferecemos serviços de impressão colorida com acabamento profissional e rápido tempo de entrega, garantindo o sucesso de suas peças de marketing.