Capaz de construir a imagem online de uma marca e fazer com que ela se aproxime dos consumidores, o marketing de conteúdo é uma importante ferramenta para novos empreendedores. Esta é uma estratégia que consiste na criação de conteúdo relevante para atrair, envolver e criar a admiração do público, gerando mais vendas e contribuindo para o crescimento do negócio.
Investir em marketing de conteúdo é fundamental para fazer um empreendimento decolar. Isso porque esta é uma estratégia de marketing que constrói e mantém uma audiência fiel por meio do oferecimento de conteúdo envolvente e útil. Para que o marketing de conteúdo converta em mais vendas e clientes, entretanto, é preciso aplicá-lo da maneira correta. Confira 5 dicas de como fazer isso a seguir:
Dicas de marketing de conteúdo para novos empreendedores
1. PLANEJE
Montar um plano de ação é o primeiro passo para aplicar as técnicas de marketing de conteúdo de maneira eficiente. Dedique-se a identificar seu público-alvo, conhecer seus interesses e necessidades, estudar a concorrência, traçar estratégias, criar conteúdo inicial e elaborar cada uma de suas ações com calma e bom senso.
2. TENHA UM BLOG
Geralmente gratuitos, o blog é um espaço ideal para que a marca publique conteúdo sobre os assuntos que são do interesse de seu público-alvo. Esta á uma importante estratégia de marketing de conteúdo, que estreita o relacionamento com os clientes e ainda contribui para o posicionamento da empresa nos mecanismos de busca.
3. UTILIZE REDES SOCIAIS
A presença nas principais redes sociais é indispensável para empresas que desejam atrair clientes por meio do conteúdo. Além de serem excelentes plataformas para estabelecer uma relação com o consumidor, as mídias sociais funcionam como apoio para divulgar o conteúdo do blog e ainda permitem a criação de campanhas exclusivas e personalizadas.
4. OFEREÇA CONTEÚDO VISUAL
Gráficos, imagens e vídeos são muito atraentes para os leitores, que se conectam mais facilmente a esses conteúdos visuais do que ao texto. Vale lembrar, entretanto, que o texto é muito importante para o SEO e, por isso, o ideal é sempre equilibrar as duas coisas.
5. APOSTE EM E-MAIL MARKETING
O e-mail marketing é uma eficiente estratégia de marketing de conteúdo, uma vez que é direcionado especificamente a pessoas que se cadastraram previamente para receber os e-mails. Quem se subscreveu para receber este tipo de conteúdo certamente se interessa por aquilo que a empresa tem a dizer e, portanto, basta que o conteúdo oferecido seja realmente útil para o leitor.
Precisa de ajuda para criar uma campanha de marketing de conteúdo para o seu negócio? Deixe sua dúvida nos comentários!