O e-mail marketing é uma das mais poderosas ferramentas do marketing digital, contribuindo para a melhoria do relacionamento entre a marca e o cliente e favorecendo as conversões. Isso porque, sempre que recebe uma mensagem de determinada empresa, o consumidor lembra que ela existe.
Para que esses e-mails sejam mais do que uma mera lembrança e estimulem o cliente a considerar fazer negócios com a empresa, é necessário tomar alguns cuidados para que a mensagem realmente chegue à caixa de entrada do consumidor e evitar que o cliente se canse dos e-mails recebidos. Saiba como fazer isso com as 5 dicas abaixo:
5 dicas para fazer e-mail marketing com eficiência
1.Não compre listas de e-mails
O primeiro passo para fazer uma campanha de e-mail marketing é, obviamente, ter para quem enviar suas mensagens. Para isso, nada de comprar uma lista de e-mails já pronta: este é um investimento que não traz retornos efetivos, já que não contempla seus clientes em potencial. O ideal é criar uma lista de contatos com base nos seus clientes e em consumidores que se interessam por aquilo que você oferece.
2. Personalize as mensagens
Pessoas tendem a se conectar mais facilmente com outras pessoas. Portanto, experimente criar e-mails personalizados — seja incluindo o nome do destinatário e uma saudação pessoal, seja mostrando a pessoa que está por trás daquele contato (um gerente, vendedor ou porta-voz eleito pela empresa).
3. Dê um título que chame a atenção
Para que o e-mail marketing funcione, é essencial que o usuário se interesse e abra a mensagem enviada. Para isso, você deve criar um título impactante, que chame a atenção e desperte o interesse ou a curiosidade de quem está recebendo o e-mail. Uma boa maneira de fazer isso é mostrando algum benefício imperdível, mas realista. Tenha cuidado para não acabar criando um título apelativo demais, mas sem relação com o conteúdo da mensagem.
4. Envie e-mails na frequência adequada
O excesso de e-mails enviados incomoda e faz com que muitos clientes se cansem e optem por descadastrar seu endereço da sua base de contatos, o que pode fazer com que sua empresa perca diversos clientes em potencial. Opte por contatos quinzenais ou, no máximo semanais.
5. Ofereça conteúdo relevante
Em vez de escrever e-mails focados apenas em vendas, prefira criar uma relação de confiança com os consumidores. Para isso, ofereça um pouco do seu conhecimento a cada mensagem enviada, colocando-se como um especialista no assunto e mostrando ao consumidor como você pode ajudá-lo. Ao se posicionar dessa maneira, as vendas acontecerão naturalmente.
Tem alguma dúvida sobre como criar uma campanha de e-mail marketing ideal? Entre em contato conosco!