Também conhecido como Identidade Visual, o Manual da Marca é um documento técnico que traz todas as recomendações, especificações e normas para utilização de uma determinada marca. Este guia geralmente é desenvolvido pelo designer responsável pela criação do logo da empresa, e serve para mostrar a maneira correta de aplica-la.
O Manual da Marca é um roteiro que tem o objetivo de preservar a uniformidade e a coerência de comunicação da marca, protegendo suas propriedades visuais e garantindo sua correta aplicação em diferentes plataformas.
A Identidade Visual da sua marca influencia todas as campanhas de marketing, comunicação e até a aparência dos produtos. Quando aplicadas corretamente, as especificações da o que favorece a identificação por parte do consumidor e garantindo a correta propagação de um negócio.
Cada Manual da Marca é único, pois define uma marca específica. Apesar disso, todo documento deste tipo deve trazer elementos específicos. São eles:
- Nome da marca;
- Logo, ícones e variações possíveis;
- Fontes e tipografia;
- Paleta de cores;
- Elementos gráficos;
- Regras de comunicação;
- Regras de posicionamento e utilização do logo e dos elementos;
- Descrição da marca, incluindo sua história, missão e personalidade;
- Lista de itens proibidos e exemplos de correto uso da marca.
Como criar o Manual da Marca
Confira, seguir, um modelo com os principais itens que um Manual de Identidade Visual deve trazer:
Capa
A primeira página desse documento deve ser uma capa que seja coerente com o padrão estético definido pelo Manual.
Sumário
Caso seu Manual seja muito extenso, é fundamental que ele tenha um índice que organize seu conteúdo e facilite a leitura.
Identificação
Apresentação dos dados da empresa, incluindo contatos importantes, site e nome do designer responsável pelo projeto de Identidade Visual.
Objetivo
Introdução da personalidade da empresa, apresentando seus valores, visão estratégica, histórico e objetivos da marca.
Apresentação da marca
Exposição dos elementos da marca e dos conceitos que conduziram o processo de criação da Identidade Visual. Este item também deve prever a aplicação do logo em diferentes espaços e contextos, mostrando como utilizar a marca na prática, determinando o tamanho mínimo aceitável para a exibição da marca sem interferências de leitura e aplicação da marca em cores de fundo variados.
Tipografia institucional
A tipografia define o tipo de fonte que será utilizada nas comunicações da marca, bem como as fontes auxiliares.
Cores
Este tópico apresenta a paleta de cores da marca, o que garante uniformidade e coerência visual.
E você, tem mais alguma dica para um manual de marca? Deixe seu comentário!