Embora a sociedade nos ensine que devemos tratar todas as pessoas da mesma maneira, esta não é uma regra que necessariamente de aplica ao marketing e à gestão de negócios.
No que diz respeito ao empreendedorismo, é fundamental ter em mente que nem todos os clientes são iguais: alguns valorizam seu serviço ou produto, compartilham os mesmos valores e visão de mundo que sua empresa e dão uma lucratividade maior para seu negócio, enquanto outros demandam muito mais tempo seu ou da sua equipe e parecem nunca estar satisfeitos.
O ideal é que você dedique seus esforços especialmente ao grupo dos clientes mais lucrativos, sem desperdiçar recursos tentando agradar a todos. Nesse sentido, todas as suas ações de marketing devem buscar e “desenvolver” clientes que contribuem expressivamente para sua lucratividade e até sua “sanidade”. Saiba como fazer isso a seguir:
Como atrair os melhores clientes
O primeiro passo
para atrair os melhores clientes para seu negócio é mapear sua lista de clientes atuais. Para isso, elabore uma lista com todos os seus clientes e fãs no
Facebook, identificando aqueles que são mais ativos, os que fizeram negócios com você recentemente, os que compram com maior frequência e quais gastam mais.
Em seguida, dedique-se a estudar os clientes que você identificou como responsáveis pela maior parte da lucratividade da sua empresa. Observe dados como localização geográfica, idade, renda, interesses e características comportamentais. Com todos esses dados em mãos, você conseguirá definir o perfil do seu cliente ideal.
A partir da identificação do perfil do seu cliente ideal, você pode criar e direcionar as campanhas de marketing para que elas atinjam e atraiam justamente este tipo de consumidor. Aborde nas suas mídias sociais e site assuntos que sejam do interesse deste consumidor e que estejam de acordo com seus hábitos e comportamentos, criando identificação e empatia por sua marca.
E você, o que tem feito para atrair os melhores clientes para sua empresa? Deixe seu comentário compartilhando sua experiência!