É chamado de nicho de mercado qualquer segmento ou público com necessidades particulares, mas que ainda são pouco exploradas pelo mercado. O aproveitamento desses nichos é uma das mais poderosas estratégias de marketing que uma empresa pode adotar, uma vez que sua atuação passa a ser segmentada e específica para um tipo de consumidor que está carente de produtos ou serviços.
A definição de um nicho de mercado faz com que sua empresa deixe de ser generalista e passe a oferecer um produto personalizado. Para entender a importância disso, basta perguntar a si mesmo: o que é melhor, um item básico ou algo que parece ter sido especialmente para você e para suprir suas necessidades? A resposta parece bem simples, não é?
Ao lidar com o público consumidor, lembre-se que as pessoas gostam e desejam se sentir especiais — elas ficam satisfeitas por saber que são entendidas por alguém. Portanto, mostre a seu público que você se dedica verdadeiramente a ele e se preocupa em suprir suas necessidades. Com isso, você conquista espaço, fideliza seus clientes e consegue crescer e se estabelecer no mercado.
Como definir seu nicho de mercado?
Para encontrar seu nicho de mercado, você deve fazer duas perguntas principais:
- O que vai ser vendido?
- Para quem este produto/serviço será vendido?
Para responder a essas questões, você deve levar em conta não apenas as necessidades do mercado e as possibilidades de retorno financeiro, mas suas características e gostos pessoais. O ideal é que você encontre um segmento que seja do seu interesse, de modo que a atuação de sua empresa também possa trazer satisfação e motivação pessoal.
Além disso, quando você se interessa pelo produto ou serviço que oferece, é possível aproveitar sua experiência pessoal para avaliar as necessidades deste mercado e encontrar soluções que sejam realmente úteis para seus clientes.
Você pode começar definindo um segmento mais amplo e que esteja de acordo com suas preferências pessoais, paixões e hobbies. A partir daí, faça testes, crie campanhas, meça resultados e construa relações com os consumidores. Com base nas informações colhidas, vá lapidando e otimizando sua ideia até que você consiga encontrar o nicho ideal para sua atuação.
E aí, você já encontrou o nicho ideal? Deixe seu comentário!