Todo empreendedor sabe que o marketing é um ponto importante para que seu negócio cresça e desenvolva um bom relacionamento com o cliente ao divulgar seus produtos e serviços.
Chamamos a forma tradicional de marketing como “Outbound Marketing”, uma tática que se baseia em apenas vender seu produto/serviço, sem pensar em gerar um interesse a mais do público em relação à marca. Assim, com todas as mudanças de mercado e no comportamento do público, surgiu o “Inbound Marketing” com o objetivo de conquistar o consumidor.
Mas isso não significa que a empresa tem que escolher uma forma ou outra de realizar o seu marketing, e sim unificar os dois métodos para melhorar a fidelização de clientes e ao mesmo tempo, render lucro para o negócio, pois os dois se complementam.
Veja como os dois são feitos:
Inbound marketing - é um conjunto de táticas e ferramentas de marketing usadas em sintonia para a atração sistematizada de novos leads e prospects, e sua decorrente conversão em novos clientes e mais vendas.
Significa realizar uma série de novas atividades, alterações e ajustes no processo de marketing com o objetivo de atrair, converter, se relacionar e analisar os possíveis clientes, incrementando significativamente o fluxo de vendas de uma empresa.
Existem dezenas de motivos para você parar, estudar e começar a praticar Inbound marketing.
- Marketing de conteúdo custa 62% menos que o tradicional e gera três vezes mais leads;
- Empresas que utilizam dessa estratégia para geração de leads têm um custo por lead de 13% menor;
- 72% dos profissionais de marketing pensam que conteúdo produzido pela marca é mais eficiente que anúncios em revistas e 69% dizem que retorno é maior que mala direta e PR;
- 41% dos profissionais de marketing afirmam que marketing de conteúdo gera ROI positivo.
Outbound Marketing - significa buscar e estabelecer contatos diretos com potenciais clientes da empresa, conforme a definição dos segmentos e mercados prioritários.
Significa a realização de um trabalho, a aproximação da empresa com o mercado de oportunidades junto aos mais indicados profissionais dentro dos clientes potenciais, nos segmentos de mercado definidos estrategicamente pela empresa.
O canal mais utilizado para Outbound marketing é a pesquisa online e a definição do seu consumidor. Transitar e fazer bons contatos em eventos aliado com o LinkedIn também são ótimas formas de praticar o Outbound marketing.
Confira as vantagens motivos para você praticar também o Outbound marketing:
- Nada nunca substituirá o método tradicional, o olho no olho, a confiança e profundidade entre relações interpessoais;
- Outbound feito junto ao Inbound marketing potencializa muito o retorno do trabalho e conquista de novos clientes;
- A qualificação de leads, contatos com executivos de alto escalão, normalmente é muito melhor e maior que no Inbound marketing;
- Outbound marketing costuma gerar alto fortalecimento de marca para sua empresa.
A forma de marketing que seu negócio irá utilizar vai depender muito do que você pretende obter, por exemplo, se o objetivo do seu negócio é reconhecimento, aumento de visitas no site e vendas, o Inbound Marketing é a solução perfeita, agora, se você é empreendedor de uma grande empresa que já está bem posicionada no mercado, você pode utilizar o Outbound Marketing para continuar sua divulgação para um público mais amplo sem prejudicar suas vendas, mas o ideal e utilizar os dois, pois eles se completam.
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