É importante o investimento no marketing de pequenas ou médias empresas para que assim, estes negócios tenham uma possibilidade ainda maior de crescer e conquistar seu espaço no mercado atual.
Até mesmo aquelas que não possuem uma área especializada em marketing podem criar ações para que consiga fortalecer sua marca. O indicado é investir em uma equipe ou setor de comunicação para o seu negócio.
Confira aqui algumas dicas essenciais para que o marketing gere cada vez mais resultados tanto com seus consumidores quanto com seus parceiros:
1. MARKETING DIGITAL: uma das ações mais influentes atualmente é investir em redes sociais. Ter uma página na internet ou perfis nas redes sociais é ótimo para estreitar o seu relacionamento com consumidores e se posicionar no mercado, pois você vai conseguir ouvir seus clientes, melhorar seu negócio e também avaliar resultados;
2. CONSOLIDE SUA MARCA: mesmo se sua empresa for pequena, você deve consolidar sua marca em mercados potenciais, sua imagem deve ser clara e divulgada por seus clientes, funcionários e colaboradores. A dica é construir uma identidade visual que represente o negócio e colocá-la em cartões de visitas, folhetos promocionais, flyers e etc;
3. TENHA UM BOM ATENDIMENTO: a experiência do consumidor é um dos fatores primordiais para que sua empresa seja lembrada de forma positiva. Seja antes, durante ou depois do processo de compra, é necessário que o atendimento seja impecável. Isso pode ser feito desde solicitações, dúvidas ou até mesmo reclamações, mantendo um canal direto entre cliente e empresa. A agilidade e qualidade no atendimento são grandes diferenciais;
4. MÉTRICAS: procure sempre avaliar suas ações por meio de métricas, para que assim você saiba como o seu negócio está diante dos seus consumidores. Definindo seu público e o seu objetivo, os resultados das suas estratégias vão te mostrar se estão dando certo ou não e o que precisa ser feito para mudar;
5. FAÇA UM PLANO DE MARKETING: ter um planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios, pois vai avaliar também como é o comportamento de compra do cliente. Você vai analisar os fatores externos e internos que influenciam no desempenho da sua empresa e vai conseguir definir estratégias mais certeiras;
6. PARCERIAS LOCAIS: junto com a mídia impressa, você pode avaliar algumas parcerias locais para que renda mais clientes tanto para seu negócio quanto para seu parceiro. Ser associado de alguma outra marca ou estabelecimento comercial também pode trazer mais credibilidade;
7. EVENTOS: organize pequenos eventos pode gerar um buzz para o seu negócio. É uma boa oportunidade para mostrar como é seu estabelecimento, quais são os seus serviços ou produtos e ainda gerar uma experiência positiva para o consumidor;
8. PROMOÇÕES: crie ofertas para seus serviços ou produtos! Isso ajuda a fidelizar seus clientes e motivar o boca a boca com consumidores potenciais;
9. ESTRUTURA: pense bem na estrutura do seu estabelecimento ou se for o caso de uma loja virtual, no web design. Investir em um ambiente bom e acolhedor pode fazer toda a diferença na decisão de compra do seu cliente;
10. ESTUDE: todo empreendedor sabe que conhecimento é essencial para seguir em frente com seu negócio. Com isso em mente, procure adquirir especializações que tenham haver com o seu serviço. Isso vai ajudar ainda mais no desenvolvimento do seu trabalho, inclusive avaliar novas oportunidades em mercados diferentes, para que sua empresa cresça cada vez mais!
Sua empresa já realiza alguma ação de marketing? Comente aqui!