Empreender não é para qualquer um, é preciso ter habilidades tanto profissionais quanto pessoais. A maioria possui medo e dificuldades quando começa algum negócio, mas acaba superando durante as crises de mercado que mostram que é preciso mudar algo em sua empresa ou investir em novas formas para melhorar o seu desenvolvimento.
Mas porque alguns empreendedores possuem medo da mudança? Ter um negócio não significa que ele será estável, muito pelo contrário, o mercado está em constante mudança, sempre aliando-se à novas tendências. O medo é algo natural e saber lidar com este sentimento é essencial para a sobrevivência do empreendedor no mercado atual.
Geralmente, o medo do desconhecido, de fracassar ou até mesmo de liderar um novo negócio, são os mais comuns no mundo dos empresários. Desta forma, o conhecimento é uma das principais formas de aprender a lidar com ele e aplicar métodos para “prever” e se preparar para todos os cenários possíveis.
Planejamentos a longos e curtos prazos para não se colocar em situações arriscadas definem um bom empreendedorismo, e mostra como ele vai encontrar uma maneira de fazer o negócio funcionar independente da situação que se encontra.
A criatividade é um fator positivo para conseguir novos clientes, parcerias e exposição do seu produto e/ou serviço. Novas oportunidades para se reinventar e surpreender de maneira simples e eficaz também são cruciais para manter o negócio.
O medo pode ser algo negativo quando você se rende a ele. Mas quando você é um empreendedor, ele vai te ajudar a superar seus próprios limites e te levar mais longe em seus gerenciamentos.
E você já passou por situações que o fizeram superar seu medo e melhorar ainda mais na sua empresa? Responda nos comentários!