Conhecido como Buzz Marketing, o boca a boca virtual é a base das ações promocionais relacionadas à divulgação de um produto ou serviço. O diferencial é que neste caso, o consumidor vai ser o seu principal aliado.
Os profissionais que trabalham com o buzz marketing utilizam como estratégia a disseminação de um determinado conteúdo que é consideravelmente fácil de propagar via web. Assim, as redes sociais entram neste meio com um “curtir” ou “compartilhar” de seus clientes que estão repassando a informação para conhecidos, parentes e amigos, dando continuidade à informação e gerando debates sobre o conteúdo compartilhado.
Porém, nem sempre o boca a boca pode ser planejado. Na maioria das vezes, isso acontece espontaneamente e pode atrelar tanto valores positivos quanto negativos a uma marca ou empresa.
Com a internet, as pessoas passaram a recorrer à opinião de outras quando estão em dúvida em adquirir algum produto ou serviço. Por isso, é importante criar o vinculo com o seu consumidor, melhorar o seu relacionamento com o cliente e procurar dispor o que ele necessita e deseja da melhor forma. Um diferencial também é saber lidar com crises de imagem ou de mercado, mantendo um posicionamento forte e estável na perspectiva de seus consumidores.
Desta forma, o boca a boca virtual consiste em fazer com que as pessoas que compraram o seu produto ou serviço falem sobre a experiência que tiveram com outras pessoas, e sua empresa precisa manter sempre este incentivo de comentários positivos por meio de um bom atendimento.
E a sua empresa, já está utilizando o buzz marketing?