O Marketing de Serviços é um conjunto de ações e esforços que aperfeiçoam vendas com o objetivo de conquistar o cliente, gerando um diferencial para a empresa em relação aos seus concorrentes. Para a sua melhor eficiência, é preciso analisar, planejar e estar atento às necessidades do consumidor.
As empresas utilizam esta ferramenta por sua capacidade de interagir com todas as áreas do seu negócio, mensurando seus resultados financeiros e principalmente, por gerar o fortalecimento da marca no mercado e com seu público. Porém, nem sempre ele é utilizado da forma correta ou suas ações não são planejadas para o público certo, causando prejuízos às empresas.
Com isso em mente, separamos cinco dicas que irão auxiliar você na construção de um bom Marketing de Serviço:
1. Conheça o seu consumidor: qualquer ação de marketing deve ser propriamente direcionada a um público específico, a qual a empresa deve conhecer seu comportamento, seus gostos e até mesmo sua rotina.
2. Entenda o ambiente em que a sua empresa se encontra: o primeiro passo é avaliar quais são os fatores externos e internos que podem influenciar o seu negócio. No marketing, usamos os termos “macroambiente” e “microambiente” para analisar estes fatores influenciadores. Além disso, é preciso analisar o segmento e o produto e ver quais são as capacidades do negócio para o empreendedor ter noção da sustentabilidade da empresa.
3. Conheça seus concorrentes: é muito importante ter essa avaliação de seus concorrentes, saber seus serviços/produtos e seus principais objetivos no mercado.
4. Pense em estratégias e ações diferenciadas: dependendo do objetivo definido pela empresa, é necessário entender de onde vem o seu faturamento e avaliar a forma ideal de fazer com que os clientes consumam seu serviço/produto com mais frequência ou se é preciso buscar novas oportunidades no mercado ou até mesmo uma nova gama de consumidores por meio de novas estratégias e ações.
5. Tenha um cronograma: cada ação deve ter um monitoramento para avaliar se os resultados estão sendo benéficos para o seu negócio. Assim, um cronograma para cada ação irá mostrar se os recursos utilizados estão dando certo ou não de acordo com o tempo estimado.
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