Preocupadas com produtos e vendas, muitas empresas se esquecem da parte mais importante do seu negócio, o cliente. Quando você não dedica uma parte do planejamento buscando conhecer o seu público-alvo, isso representa riscos maiores futuramente.
Por isso, é muito importante que você saiba quem você quer atrair, qual é o problema que sua empresa vai resolver, quais são os grupos de pessoas que dividem esse mesmo problema, quanto elas estão dispostas a pagar, onde elas estão localizadas, entre outras coisas.
Se você quer mais informações sobre seu público e não sabe bem como descobrir? É simples, pergunte! Pode parecer óbvio demais, porém funciona. Enquetes em seu site, por e-mail ou pelas próprias redes sociais podem ajudar a entender o que seu público está esperando.
Você também pode coletar as “pistas” que os clientes deixam quando acessam sua loja, seja ela online ou física. Com algumas ferramentas, é possível acessar várias informações sobre seus clientes, como o histórico de compras e produtos mais vistos, sexo, idade e localização.
As redes sociais também têm muito a dizer. Monitore o que seus clientes estão falando, mesmo não tendo um profissional específico para lidar com isso, é bom ficar atento ao que está sendo falado sobre sua marca, e não se limite aos seus domínios. Dê sempre uma olhada na concorrência para ver o que os clientes estão comentando e ficar de olho nas tendências.
Assista mais algumas dicas do nosso presidente, Rodrigo Abreu, sobre como conhecer melhor seu cliente e conseguir mais informações relevantes para ajudar o seu negócio: https://www.youtube.com/watch?v=pOg0DYn1uec
Você gostou das sugestões? Experimente colocá-las em prática para conhecer melhor os seus clientes!