Conseguir produzir mais e melhor é um dos grandes desafios das empresas atualmente, além de ser primordial para o sucesso do negócio no mercado. Por isso, listamos aqui 8 passos para ter uma equipe produtiva:
1 - Defina metas individuais e coletivas
As metas são muito importantes para manter os profissionais focados e motivados no trabalho, e funcionam como um norte para direcionar ações, mas também servem como molas propulsoras para atingir bons resultados. É importante também valorizar cada conquista do colaborador, seja ela grande ou pequena. Elogios, bonificações, prêmios e palavras de incentivo são bem-vindos nesse contexto.
2 - Identifique problemas
Para aumentar a produtividade da sua equipe, é necessário primeiramente identificar os problemas. Excesso de faltas de colaboradores? Atraso nas entregas? Desconcentração? Conflitos pessoais? Erros de execução? Não importa qual seja o problema, o fato é que se você não conhecê-los, será difícil solucioná-los.
3 - Treine seu time
Para que a sua equipe se torne produtiva, ela precisa estar preparada para as funções que você irá designar, afinal, dificilmente as pessoas sabem onde ir e o que fazer quando não recebem orientações. É por essas e outras que seu time deve ser devidamente treinado.
4 - Crie um ambiente colaborativo
Quando a equipe está perfeitamente integrada, trabalhando em sintonia e de forma colaborativa, com certeza vai aumentar a produtividade. Sendo assim, aposte no compartilhamento de ideias, incentivo ao trabalho coletivo, promoção, criação de um ambiente agradável e amistoso, delegação de tarefas, e veja sempre se todos estão felizes fazendo o que fazem.
5 - Estabeleça prazos
É importantíssimo que os líderes limitem o tempo para a realização das tarefas. Na hora de estabelecer os prazos, leve em consideração urgência na hora da entrega, mas seja sensato e também considere o grau de dificuldade da atividade. Isso também é fundamental para garantir a alta produtividade.
6 - Comunique-se com clareza
A comunicação é uma peça-chave na produtividade, afinal, uma informação mal dada pode comprometer a execução até mesmo das tarefas mais simples. Sendo assim, os líderes devem se comunicar com clareza e objetividade, sempre procurando adequar a linguagem à realidade dos funcionários. Dar e receber feedbacks também são práticas fundamentais nas empresas.
7 - Permita pausas
Produtividade não depende de trabalho incessante! Para que os profissionais tenham um bom rendimento, é fundamental que estejam descansados e bem dispostos. Nesse caso, permitir pausas ao longo do expediente pode ser algo altamente eficaz.
8 - Use um gerenciador de tarefas
Não adianta delegar tarefas e não monitorar o desenvolvimento das mesmas! É fundamental ter total controle do andamento das atribuições, a fim de garantir o cumprimento dos prazos. Vale destacar que com um bom gerenciador de tarefas, é possível saber quem são os responsáveis pelas funções, além de identificar eventuais falhas e dificuldades na realização das atividades.
Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário!