Para traçar as metas futuras é necessário avaliar os números de 2014 e fazer uma projeção para o ano que vem. Para fazer esse planejamento financeiro, e de marketing, selecionamos aqui 5 passos fundamentais:
1. Faça uma análise do passado
Relatórios gerais de dados são ótimas opções para visualizar o que aconteceu com a empresa no ano anterior, assim o empreendedor consegue ter uma noção mais clara da sazonalidade de suas vendas, observar em que meses o negócio é mais ou menos rentável e se planejar adequadamente.
2. Pontue as metas futuras
Para começar a planejar é preciso pontuar tudo que se pretende fazer para o próximo ano. Uma ferramenta importante para isso é fazer o fluxo de caixa previsto, com as informações sobre as vendas, compras e contas que vai ter a pagar e receber, com uma média de valores para esses itens para os próximos meses. Dessa forma fica mais fácil visualizar o futuro, vendo que valores vão sobrar e planejar onde pode investir, ou até mesmo antecipar em que época pode faltar dinheiro e se precaver.
3. Crie medidas com base nas suas informações
Analise a viabilidade financeira para colocar em prática suas ideias. Planejam comprar novos equipamentos, mas não tomam ações que aumentem as receitas e possibilitem os investimentos. Sem isso, acabam não realizando o planejado e se frustrando. Quando se tem uma visão geral sobre o passado da empresa e o que pretende para o futuro é muito mais fácil de planejar.
4. Delegue as responsabilidades
Para que as ações realmente sejam colocadas em práticas e gerem resultados nas empresas, é essencial definir quem serão os responsáveis pelas medidas do ano seguinte. Também é importante estipular prazos para que tudo seja realizado, dentro do planejamento que foi criado com base nas informações do sistema de gestão.
5. Reavalie seu público
Jamais pense que você sabe tudo o que precisa saber a respeito do seu público. Lembre-se que assim como seus produtos e serviços, seu público se transforma com o tempo e seus interesses também. Aquela receita de bolo que deu certo em 2014 pode não ser a mesma para 2015 e é por isso que você precisa acompanhar de perto como se comporta seu público.
E você, já está fazendo o seu planejamento para o ano que vem?