Diferente do marketing de massa, o qual todas as empresas divulgam tudo para todo mundo, o marketing de relacionamento são ações pensadas e colocadas em prática para você manter seus clientes engajados e, com isso, aumentar suas vendas, sem precisar ter novos consumidores a cada mês.
Quando um cliente é bem recebido e bem tratado durante suas compras, recebe benefícios e vantagens que faz com que ele sempre volte. Ele começa a indicar a marca para amigos e conhecidos, faz elogios nas redes sociais e sempre que necessita comprar algo que a marca vende, nem pensa duas vezes, vai direto ao seu site ou à loja. E você pode e deve usar o marketing de relacionamento a favor do seu negócio das seguintes formas:
- Use uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management). Com essa ação, você consegue incluir dados de seus clientes, como e-mail, última compra, idade, entre outros. Com essas informações em mãos, poderá criar estratégias de marketing segmentadas de acordo com o perfil de cada um dos seus consumidores.
- Crie programas de benefícios/vantagens para incentivar novas compras. Um cartão de fidelidade é uma das ações mais utilizadas e com retorno eficaz aos empreendedores.
- Utilize o marketing de conteúdo para relacionar-se com seus clientes nas redes sociais. Uma empresa que possui perfil nas redes sociais deixa o consumidor mais confiante, pois sabe que se tiver algum problema em relação ao produto ou serviço poderá usar este canal, que é muito mais pessoal e prático do que um simples 0800, além de fazer campanhas, promoções e estudar novas formas de interagir ao máximo com os seus clientes.
- Faça bom uso do e-mail marketing. Ele pode ser usado tanto para envio de promoções (quando os clientes autorizam o recebimento das mesmas) ou para enviar um feliz aniversário, por exemplo. É uma ferramenta simples que não custa muito e pode ajudar em suas estratégias de marketing de relacionamento.
Ficou com alguma dúvida sobre como usar o marketing de relacionamento a favor do seu negócio? Deixe seu comentário!