Ter uma lista de e-mails eficiente é uma tarefa relativamente difícil, tanto para quem está começando a trabalhar na internet, como quem já trabalha há um bom tempo. Porém, mais complicado do que conseguir bons contatos é manter cada um deles de forma que os e-mails sejam entregues na caixa de entrada e o leitor continue interessado pelo conteúdo oferecido.
Para ter uma lista de e-mails eficiente, em primeiro lugar você deve pensar se o assunto pelo qual você está atraindo o leitor será o mesmo abordado ao longo do tempo. Isso parece óbvio, mas é muito fácil capturarmos contatos de pessoas interessadas em um assunto e mandarmos e-mail falando sobre outro. O essencial é focar na captura e envio direcionados e filtrados ao público correto, pois de nada adianta ter uma lista de e-mail enorme, mas inválida. Por isso, trabalhar a limpeza da sua lista, vai garantir a qualidade dela, e isso é indispensável para obter um ótimo retorno.
É sempre muito importante pedir ao leitor seu melhor e-mail e deixar claro que ele terá que confirmar a subscrição para continuar recebendo suas mensagens. Isso garante que você tenha contatos quentes e mantenha uma boa reputação, e você garante que não enviará mensagens para contas finalizadas ou abandonadas, evitando que sua reputação fique baixa e suas mensagens caiam na caixa de spam ou não sejam entregues.
Faça uma manutenção frequente. Excluir os e-mails inválidos é importante para manter a reputação da sua marca e para não perder tempo nem dinheiro armazenando contatos que nunca receberão suas mensagens. É muito interessante ficar atento a isso porque a maioria dos serviços de e-mail são gratuitos, e são justamente eles os maiores interessados em fazer essa análise.
E claro, mantenha sempre um bom relacionamento com a lista. Quanto melhor for o relacionamento com a sua lista, melhor será para o seu marketing, e maiores serão as chances de sua mensagem ser entregue com sucesso.
E você, já aplica alguma dessas dicas para deixar sua lista de e-mail eficiente?