Implementar a
sustentabilidade em empresas tornou-se estratégico para diversos setores. As empresas sustentáveis possuem um diferencial na disputa com outras, além de ser ótimo para o seu
marketing. E quanto antes isso começar a acontecer, melhor será.
Atualmente, ser uma empresa com engajamento no
meio ambiente é de extrema importância, não só na busca por novos clientes, mas também por prêmios oferecidos por outras organizações. O cliente deste século está muito mais atento às questões socioambientais e procura produtos com menores impactos e empresas conscientizadas.
A
sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações que visa o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade. Por isso, para uma empresa ser considerada socialmente e ambientalmente sustentável, precisa tomar atitudes éticas para que seu crescimento econômico não altere o estado do meio ambiente onde se encontra.
Para começar esse processo é necessário definir os passivos ambientais desta empresa, ou seja, quais os danos que ela causa ao meio ambiente, e começar então a buscar alternativas e práticas para diminuir todos esses passivos, além de adotar práticas mais sustentáveis em todas as atividades diárias, como o reaproveitamento de água da chuva, o uso racional da água e de energia, a reutilização de sobras de matérias-primas, a
reciclagem, entre outras.
O mais importante ao adquirir essas
práticas sustentáveis, e que elas tragam resultados satisfatórios não somente para a empresa, mas principalmente para a sociedade, e o meio ambiente.
E a sua empresa, é uma
empresa sustentável?