Entusiasmados e ansiosos na hora de fechar acordos e ver seu negócio alcançar o sucesso, muitos empreendedores acabam deixando de lado algumas regras básicas. Pensando nisso, separamos os principais erros em uma negociação, e como você poderá evitá-los:
Demonstrar insegurança - independente de quem seja a pessoa, você precisa passar credibilidade para o seu empreendimento e despertar nela a confiança em apostar no seu negócio, controle suas emoções e faça um check-list do que será esclarecido.
Abrir exceções antes da hora – abrir exceções é um processo natural da negociação. Serve como poder de troca para obter o que for mais importante para o seu negócio. Ansioso para fechar logo o negócio, o empreendedor muitas vezes se adianta e já define quais são suas possíveis exceções antes da hora. Em vez de ceder logo de cara, guarde bem suas cartas para, no momento oportuno, pedir algo valioso em troca.
Tomar decisões precipitadas - a pressa só traz prejuízos para o seu marketing pessoal. No momento da negociação com fornecedores ou com investidores, por exemplo, o ideal é comparar propostas diferentes e avaliar as vantagens de cada uma. Lembre-se sempre de ser transparente e deixar isso claro para todas as partes envolvidas no negócio.
Persistir no impasse - além de reduzir a insegurança, a preparação serve para saber antes o que pode ser cedido ou. algumas negociações travam por motivos que poderiam ser facilmente contornados. Fuja dos impasses e leve soluções alternativas, sem se esquecer de que, se houver concessões, elas devem ser valorizadas para o outro negociador reconhecer o esforço e fechar o acordo.
Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe um comentário em nosso blog ou entre em contato conosco!