O termo cloud computing ficou mais conhecido em 2008, mas com certeza, ouviremos esta denominação ainda por um bom tempo. Também conhecido aqui no Brasil como computação nas nuvens, o cloud computing refere-se à ideia de utilizarmos em qualquer lugar e plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet, como se estivessem instaladas em nossos próprios computadores.
Utilizar o cloud computing pode facilitar e agilizar o seu negócio, pois com ele é possível editar textos, fazer planilhas, elaborar apresentações de slides, armazenar arquivos, entre outros, tudo pela internet, sem a necessidade de ter programas específicos instalados em seu computador. O que o usuário precisa fazer, é apenas acessar a internet para começar a trabalhar, não importando qual o sistema operacional ou o computador utilizado para este fim.
O cloud computing oferece ao seu negócio a redução nos custos de sua infraestrutura, além da alta dinâmica e inovação, o que proporcionará ainda mais economia e segurança para projetos importantes da sua empresa e seu marketing digital.
Cada vez mais, as empresas descobrem essa estrutura e já começam a utilizá-la para facilitar e otimizar processos. Além do benefício econômico, há também o da mobilidade. E por fim, devido à melhora na utilização de recursos, o sistema se torna mais "verde", já que os computadores e sua infraestrutura associada costumam ser grandes consumidores de energia.
No dia a dia, esta tecnologia pode ser aplicada como um banco de dados, onde os funcionários podem selecionar, editar, e salvar todo tipo de arquivo, sem precisar se preocupar com a estrutura para executar a aplicação, ou então com o hardware, procedimentos de backup, controle de segurança, manutenção, entre outros, tudo fica a cargo do fornecedor do serviço.
Um exemplo prático de ferramentas desta nova realidade é o Google Docs, Evernote, Amazon e o Dropbox, todas muito utilizadas em todos os tipos de empresas.
E a sua empresa, já utiliza o cloud computing?