ENGAJAMENTO. Isto é o que toda empresa com presença em mídias sociais busca de seus seguidores e fãs. Mas o que muitas se perguntam é o que fazer para alcançar este objetivo? Diversas pesquisas recentes apontam que a publicação fotos pode ser o “pulo do gato” do engajamento social.
Abaixo, separamos 4 argumentos que você precisa conhecer para maximizar engajamento no Twitter e Facebook.
#1 Fotos valem 1 milhão de likes
Fotos são o principal tipo de conteúdo postado e compartilhado no Facebook. De acordo com a pesquisa publicada março 2014 em
eMarketer, elas foram responsáveis por 75% do conteúdo postado por páginas do Facebook em todo o mundo.
Do ponto de vista do usuário, as fotos também são o tipo mais envolvente de conteúdo no Facebook, com uma super taxa de interação de *7% dos fãs! Nenhum outro tipo de post recebeu uma taxa de interação maio que 4%.
Postar fotos no Facebook é a melhor maneira de receber mais atenção de seus fãs porque imagens são mais fáceis de consumir do que texto. No entanto, é importante ter em mente que as fotos não devem ser criadas da mesma maneira. É importante
compartilhar fotos de alta qualidade e interessantes ao seu público-alvo.
Comece aumentando o número
de imagens de alta qualidade que você posta em sua página do Facebook. E, claro, não se esqueça de i
ncluir links relevantes com as suas imagens, para gerar mais tráfego em seu site.
#2 Fotos geram mais retweets
As pessoas não se engajam igualmente a cada tweet. Mas uma pesquisa realizada pela
Media Blog, que analisou o conteúdo de mais de 2 milhões de tweets enviados por milhares de usuários num período de um mês, mostra que ao adicionar a URL de uma imagem ao tweet, é possível
impulsionar seu poder de retweets em 35%.
Assim como no Facebook, o engajamento no Twitter pode ser impulsionado por posts com fotos. A única diferença é que no Twitter você posta uma URL. Algumas dicas para obter mais engajamento nas suas fotos do Twitter:
- Marque as pessoas na foto – Fazer marcações (tags) torna o diálogo mais fácil e o compartilhamento mais provável. Você pode
marcar até 10 pessoas (as marcações não afetam no número de 140 caracteres de cada tweet).
-
Compartilhe até 4 fotos em um único tweet – Este é um recurso relativamente novo no Twitter, que permite que você faça upload de várias fotos e crie automaticamente uma colagem usando seu iPhone, dispositivo Android ou direto do Twitter.com
#3 Comentários e Compartilhamento possuem um número superior a likes
Comentários e compartilhamentos estão começando a ultrapassar os likes no Facebook, mostrando que as marcas estão se tornando cada vez melhores no engajamento com seus fãs.
De acordo com o
Social Intelligence Report Q1 da Adobe Digital, os comentários do Facebook subiram 16% comparados com o mesmo período do ano passado, e 40% quando comparados com o primeiro trimestre de 2013. O relatório também mostra que os likes diminuíram de 82% (Q1, 2013) para 78% (Q1, 2014).
Considerando que comentário requerem mais tempo e esforço do que simples cliques em ikes, esta tendência mostra que as marcas estão se tornando cada vez mais experientes sobre o envolvimento de fãs. Os fãs devem achar o conteúdo postado interessante o bastante para gastarem energia interagindo com eles.
Se sua página tem recebido mais comentários, este é o caminho! Mas não pare de buscar adaptações.
Encontre diferentes formas dos fãs verem seu conteúdo, mesmo através de posts pagos, se necessário.
Certifique-se de
responder TODOS os comentários dos seus fãs e de curtir todos eles de duas formas – com o seu perfil e coma a Fan Page.
#4 A regra da sexta-feira no Facebook
Outro fator publicado pelo
Social Intelligence Report indica que as marcas estão focando nos usuário do Facebook às sextas porque este é o dia com as maiores taxas de engajamento. Por exemplo:
- 17% dos comentários acontecem às sextas,
- 16% dos likes;
- 16% dos compartilhamentos;
- Domingo é o dia menos provável para receber um comentário em um post.
Portanto, não importa qual seja o seu negócio, considere agendar posts para serem publicados às sextas.
FONTE:
Social Media Examiner