As cores são mesmo fascinantes. Elas fazem parte do nosso dia a dia e estão repletas de simbologia e significados. Inspiram homem em sua aplicação nas artes, na moda, na publicidade, podendo despertar sentimentos e desejos e também remeter a cheiros, sensações térmicas etc., etc., etc.
O primeiro diagrama circular de cores foi criado por Sir Isaac Newton, em 1666. Desde então, a “Rodas de Cores” é uma ferramenta simples utilizada para descobrir e harmonizar as cores.
No nosso dia a dia, as cores desempenham um papel importante na nossa percepção visual, uma vez que influencia nossas reações sobre o mundo que nos rodeia.
Por essa razão, as cores são tão importantes nas aplicações de marketing. Ao se escolher a cor de uma marca ou de uma campanha, muitos fatores são levados em consideração, afinal, 84% dos consumidores acham que a cor é mais importante do que muitos outros fatores ao escolher um produto. Sabemos também que:
- - 93% das pessoas observam o aspecto visual antes de comprar.
- - 80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento das marcas.
- - A cor pode ser responsável por 60% da aceitação ou rejeição de um produto ou serviço.
- - As pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um ambiente ou produto dentro de 90 segundos após a visualização inicial.
Quando o assunto é vendas, os números também são bastante interessantes, já que anúncios em cores são vistos 42% mais frequentemente que os mesmos anúncios em preto e branco.
Se juntarmos cores com personalização, então, podemos ter um aumento de atenção de até
135%, e se colocarmos inteligência de banco de dados aliada a estes dois fatores, podemos checar a
500% de aumento de atenção, conforme estudos do especialista em impressão,
Frank Romano, cujo quadro pode ser visto abaixo.
Gostou de como as cores podem afetar o nosso cotidiano? Então confira o infográfico especial sobre a psicologia das cores preparado pelo pessoal do
Viver de Blog.
FONTE:
Viver de Blog.