Integração entre plataformas cria novos campos de negócios na indústria gráfica.
Distante das previsões apocalípticas de substituição do papel por meios de comunicação digital, a ascensão da internet e dos dispositivos móveis está levando quem atua no mercado editorial a encontrar novos modelos de negócios, que privilegiem a integração multimídia e ofereçam serviços em diversas plataformas.
Trata-se da criação de mecanismos para conectar as diversas plataformas e oferecer ferramentas de interação entre o editor e o público final. Na visão de especialistas na área, isso ocorre porque hoje o papel não se comunica mais sozinho, e quem tinha seu negócio baseado apenas nesta plataforma, agora tem a obrigação de se conectar com todas as outras mídias.
Um exemplo do que pode ser feito neste sentido é a fixação de QR Codes em impressos, que podem ser colocados em cartões de visitas e até em jornais e revistas.
Na rede da AlphaGraphics o uso deste tipo de tecnologia tem aberto novas frentes de negócios, com o fornecimento de informação de retorno de investimento. Assim, a integração de processo passa a ser um negócio mais estratégico, que agrega valor a uma simples impressão.
E, embora o papel ainda tenha vida longa associado às ferramentas digitais, quem decidir ficar na área de commodities sem incrementar o negócio com serviços de marketing digital deve sofrer com margens de lucro cada vez mais espremidas e distante das grandes ondas de investimento e retorno do setor.
Como atuar em novos mercados em busca de oportunidades é o grande desafio para as gráficas, e as transformações acontecem rapidamente, a AG identificou que o mercado consumidor não tem profundo conhecimento daquilo que realmente pode ser criado para gerar renda. Hoje, a indústria gráfica tem de vender a ideia ao terceiro que, por sua vez, não tem a total noção dos desdobramentos que surgem a favor do seu negócio.
Entre as iniciativas adotadas para ampliar o campo de negócios da empresa estão a oferta de serviços de anúncios e a mensuração de resultados na internet e, principalmente, em redes sociais. A AlphaGraphics disponibiliza nesta área os serviços de publicidade do Google e do Facebook.
Artigo extraído da revista The MessAGe, publicação da AlphaGraphics Brasil.