Em redes de franquias, construir sites locais para cada unidade de forma que possam ter seu próprio conteúdo, de acordo com suas características, é excelente para SEO. No entanto, se as técnicas dos buscadores não forem aplicadas corretamente, isto pode ser péssimo para os resultados das otimizações para buscas.
O significado de SEO é Search Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites ou Otimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca.
Nas redes de franquias, vemos um grande investimento por parte das franqueadoras em construir seus sites criando páginas locais para cada unidade franqueada. E isto é ótimo, pois gera a oportunidade de que cada página local tenha seu próprio conteúdo, de acordo com o mercado local e características regionais.
Em muitos casos, no entanto, o conteúdo de uma página local é exatamente o mesmo que em outras páginas locais. Em recentes mudanças feitas pelo Google, isto se tornou um assunto problemático. Conteúdo duplicado (conteúdo escrito exatamente da mesma forma) pode gerar um impacto muito negativo em mecanismos de busca.
Entenda porque o SEO é tão importante para as redes de franquia
neste artigo (em inglês).
FONTES:
Marketing de Busca
Franchise Info}