{Estar presente em redes sociais é uma realidade para muitos brasileiros. Isso se aplica a recrutadores e seu chefe. Portanto, conheça 6 dicas de como se comportar em redes sociais e ficar com uma imagem positiva.}
{Estar presente em redes sociais já é uma realidade para a maioria das pessoas com acesso à internet hoje em dia. Aliás, de alguns anos para cá.
Sabemos que este número só aumenta. No Facebook, por exemplo, o Brasil já ocupa o segundo lugar, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Nosso país também é o vice-lider em número de acessos diários: 47 milhões de brasileiros acessam a rede social todos os dias.
Diante desta realidade, não é incerto pensar que recrutadores - e até os empregadores - olham, sim, o perfil online dos profissionais que estão em busca de uma colocação e até do seu quadro atual de funcionários. E, acredite, aspectos negativos nas redes sociais são suficientes para desclassificar candidatos em processos de seleção e até uma busca de argumentos para uma possível dispensa.
Fique de olho e conheça 6 dicas de como se comportar em redes sociais:
1. Fique atento ao português
Está certo, sabemos que o meio de comunicação online permite o uso de abreviações e linguagem coloquial. Porém, é interessante manter uma postura um pouco acima, prestando atenção naquilo que está escrevendo e, principalmente, a erros que ofendam a nossa língua e, consequentemente, prejudiquem você.
2. Poste fotos “saudáveis”
Postar fotos com sua família, amigos, em viagens e festas, é saudável e faz parte da rede social. Agora, se você é do tipo que só posta fotos de baladas e está sempre com um copo na mão ou fazendo uma pose sensual, cuidado! Isto depõe - e muito - contra a sua imagem.}
{3. Preserve-se
Publicar tudo o que faz durante o dia ou a noite fica cansativo para os seus amigos - imagine para um recrutador ou chefe! Além de poder ser muito prejudicial, pois dá a impressão que você posta na mesma frequência em que respira e daí chega-se a conclusão que você utiliza as redes sociais no horário de trabalho.
4. Foque em opiniões construtivas
É muito importante interagir e se posicionar sobre temas discutidos entre os seus contatos, propondo sugestões para soluções de problemas. É mais importante ainda evitar grupos polêmicos e de posicionamentos políticos ou religiosos extremados. Tome muito cuidado com opiniões muto radicais.
5. Construa sua imagem online
Falar de coisas que interessem a você e que possam interessar aos outros aumenta as chances de interação entre os seus contatos e proporciona a troca de informações, além de ajudar a construir a sua imagem online e influencia as pessoas positivamente.
6. Não fale mal
Nunca fale mal de pessoas ou empresas. Falar mal do ex-chefe, de um colega de trabalho ou de uma empresa que você atuou é um pecado sem penitência para o comportamento em redes sociais. E uma atitude antiética também. Aqui o conselho não é evitar e sim excluir totalmente este hábito da sua vida online.
Se você pensar estas questões antes de agir em redes sociais, com certeza estará usando de bom senso e se colocará bem distante da mira negativa dos recrutadores e empegadores. Boa sorte!}