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O que é e para que serve marketing de conteúdo?

AlphaPortugal Alphagraphics306{Marketing de Conteúdo é uma estratégia para atrair e manter clientes por meio da criação e compartilhamento de conteúdo valioso e relevante. O objetivo é informar, educar e, consequentemente, conquistar uma relação de confiança para influenciar o comportamento do consumidor.} {Na prática, marketing de conteúdo consiste em produzir textos, vídeos, documentos, estudos, pesquisas, infográficos, guias e outras peças de comunicação. Se esses materiais forem interessantes e úteis para seu público, ele o buscará ativamente. Daí o conceito de Inbound Marketing, ou seja, marketing “de fora para dentro”, que atraia clientes, ao invés do tradicional marketing “de dentro para fora”, que se vale de mensagens promocionais em massa que buscam interromper o que o consumidor está fazendo. O Marketing de Conteúdo, quando bem feito, atrai clientes por meio da relevância de seu conteúdo em sites de busca (SEO), além de aumentar o engajamento da audiência, aumentando seu compartilhamento nas mídias sociais. Por quê agora? Marketing de Conteúdo não é uma novidade. O Guia Michelin, por exemplo, é do ano 1.900. Porém, sua adoção está acelerando: 90% das marcas usam alguma forma de marketing de conteúdo e os profissionais de marketing reservam cerca de 1/3 de seus orçamentos para essa estratégia. Três fatores estão impulsionando a adoção do Marketing de Conteúdo: 1. Os consumidores aprenderam a evitar as mensagens promocionais. 86% das pessoas não assistem comerciais de TV; 44% das malas diretas nunca são abertas; e 91% dos usuários já cancelaram o envio de emails que haviam solicitado para receber anteriormente. Estatísticas como essas mostram que os consumidores querem ter controle sobre o conteúdo que consomem e confiam pouco nas mensagens promocionais. Os marketeiros inteligentes percebem que o marketing tradicional funciona cada vez menos. 2. Dois terços do processo de venda são concluídos em meios digitais. Pesquisas mostram que os compradores só buscam um contato com a área de vendas ou visitam uma loja quando 57% do processo de compra já foi concluído. Isso significa que os consumidores estão formando sua opinião na Internet e nas mídias sociais. Se uma empresa não participa deste processo com conteúdo relevante, ela perde uma excelente oportunidade de educar e informar os consumidores e, assim, influenciar positivamente seu comportamento. 3. Marketing de Conteúdo é mais efetivo que o tradicional. Estudos mostram que o marketing de conteúdo custa 62% menos e gera 3 vezes mais leads por dólar investido que o marketing tradicional.}

{Como fazer Marketing de Conteúdo? A maioria dos profissionais de marketing está acostumada a trabalhar com ciclos de campanhas: criar um novo produto, desenvolver uma campanha divulgando suas vantagens e benefícios, contratar mídias para divulgar a mensagem, medir e repetir o processo com o próximo produto. A estratégia digital, muitas vezes, é somente mais um veículo utilizado nesse ciclo. No entanto, o novo consumidor, como vimos, está constantemente buscando informações sobre produtos, interagindo com as marcas e compartilhando com suas redes sociais. Nem sempre o comportamento do consumidor coincide com o calendário de campanhas. Para que o Marketing de Conteúdo traga resultados efetivos, é preciso migrar desta orientação dirigida a campanhas (com foco nos produtos) para um marketing com foco no consumidor. Se o cliente está sempre aprendendo, então o Marketing precisa estar sempre ensinando!

Por onde começar? Se você já tem, ou está disposto a adotar, essa mentalidade orientada ao comportamento do consumidor, sugerimos 3 passos para começar: 1. Desenvolver uma Estratégia de Conteúdo. Neste processo, define-se os objetivos de negócios, o perfil do consumidor com quem desejamos conversar, os formatos e periodicidade do conteúdo que deve ser produzido. Leia mais sobre Estratégia de Conteúdo. 2. Definir Processos de Conteúdo. Marketing de conteúdo é como frequentar uma academia: você pode obter resultados em poucos meses mas, para ser realmente efetivo, é preciso dedicação a longo prazo. Com processos bem desenhados, é mais fácil manter a consistência. Veja algumas dicas de como criar uma agenda de conteúdo. 3. Implementar Tecnologias de Apoio. É possível criar conteúdos de qualidade sem muito apoio tecnológico, mas o uso de ferramentas certas pode facilitar os processos e amplificar os resultados. Contar com um parceiro especialista em Marketing de Conteúdo, pode ser interessante. Para quem está iniciando, o apoio no desenvolvimento de uma estratégia e processos é fundamental. E para quem já trabalha com este modelo, é possível delegar algumas atividades operacionais e tecnológicas. FONTE: 1+1 > 2 http://www.1mais1maiorque2.com.br Texto original: Tiago Amaral}

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