Topics

Arquivo

Voltar para a lista de blogs

Tópicos / postagens anteriores

Por que você precisa de uma estratégia de conteúdo para suas mídias sociais

AlphaPortugal Alphagraphics286{Provavelmente, sua empresa já tem uma conta nas principais redes sociais: Facebook, Twitter, LinkedIn e até no Google+. Mas você está satisfeito com os resultados alcançados? Consegue justificar esta atividade para os outros executivos de sua empresa?} {Poucas empresas chegaram a este estágio. Acreditamos que, para que o investimento em mídias sociais seja válido, é preciso que as empresas tenham uma Estratégia de Conteúdo.Afinal, o conteúdo é o combustível que vai permitir à sua empresa conquistar seguidores, leads e engajamento nas mídias sociais. Além disso, com uma estratégia implementada, o conteúdo produzido por sua empresa também poderá ser usado em outras iniciativas, como eventos, apresentações para clientes, campanhas digitais e muito mais. Então, o que uma boa Estratégia de Conteúdo deve ter? 1. Expectativas de negócios Antes de mais nada, é preciso deixar claro o que a empresa espera alcançar nas mídias sociais. Pode ser conquistar novos clientes, melhorar o relacionamento com clientes atuais, mostrar seus produtos para o mercado, ou ter um novo canal de comunicação com parceiros. O importante nesta etapa é listar os objetivos esperados e quais indicadores serão usados para acompanhar o progresso. Os indicadores devem ser apropriados para cada objetivo. Por exemplo, se o objetivo de uma empresa é melhorar o relacionamento com seus clientes, o número de likes e compartilhamentos é um bom indicador. Já para uma empresa que busca novos leads, a quantidade de cliques e novos seguidores pode ser bem mais importante. 2. Definição do Público Alvo Quem são pessoas que gostaríamos de conversar? Mais do que uma definição demográfica (homem, de 25 a 35 anos, classe B), procure investigar quais os comportamentos do seu público na Internet. Liste os sites e redes sociais frequentadas por eles, quais veículos, eventos, personalidades, assuntos, concorrentes e grupos importantes no seu mercado. Busque também listar pessoas ou organizações influentes. Isso tudo servirá como inspiração para a próxima etapa. Existe também o conceito de “personas” (ou buyer personas). Personas são personagens fictícios que representam seus diferentes tipos de clientes ou prospects. Com esses personagens em foco, fica mais fácil criar uma mensagem relevante e interessante ao seu comprador.} {3. Conteúdo Agora que você tem uma ideia mais clara do tipo de conteúdo que interessa ao seu público, fica mais fácil definir os formatos e assuntos que podem ser abordados em sua comunicação. O conteúdo precisa ser:

  • Relevante: um assunto que realmente interessa ao seu público;
  • Atraente: num formato que estimule o consumo e engajamento com o conteúdo;
  • Constante: numa frequência que estimule seu público a interagir com você ao longo do tempo.

Sua tarefa e encontrar o que é relevante, atraente e na frequência certa para sua audiência. 4. Agenda Criar uma agenda de conteúdo, com prazos e responsáveis pela criação de cada material, é a melhor forma de garantir que a estratégia será seguida. Dessa forma, você evita aquela sensação de “preciso publicar um texto hoje, mas o quê?”. Com um calendário, é só seguir o que já está programado. Recomendamos o uso de um calendário trimestral e uma agenda mensal. O calendário trimestral tem definições mais genéricas, como: 3 a 5 publicações no Facebook por semana, 1 post no blog por semana, produção de 1 vídeo por trimestre, criação de 1 guia por mês. Já na agenda mensal, os temas e formatos específicos serão mais detalhados, por exemplo: na 1ª semana do mês escreveremos sobre o tema X no blog, na 2ª semana publicaremos o guia passo-a-passo, na 3ª semana lançaremos a campanha promocional, e na 4ª semana divulgaremos o novo vídeo institucional. 5. Acompanhamento Lembra-se das expectativas definidas na 1ª etapa de sua estratégia? Esse é o momento de acompanhar os indicadores e ver se os objetivos estão sendo atingidos. Um relatório e reuniões mensais de acompanhamento costumam ser o bastante, mas considere reuniões semanais no início do projeto. FONTE: 1+1 > 2 http://www.1mais1maiorque2.com.br Texto original: Tiago Amaral}

Voltar para a lista de blogs

Contato
Horas
Conecte-se conosco
Copyright © 2024 AlphaGraphics Printshops do Brasil. Todos os direitos reservados.
Avenida das Nações Unidas, 12901 - Loja 145, São Paulo, Sao Paulo 04578-000 BR
Perto