{Pense por apenas um momento: quando foi a última vez que você saiu andando pela rua (pode ser o quarteirão da sua casa) e não estava carregando seu celular? Se você é como eu, provavelmente segue alguns passos antes de sair de casa, do escritório, de alguma reunião:
- Carteira? Check.
- Chaves? Check.
- Celular? Check.
À medida que os celulares evoluíram ao longo dos anos, seja em tamanho - mudando do famoso “tijolão” para o que essencialmente é a miniatura de um computador que cabe em nossos bolsos, permitindo possibilidades quase infinitas - assim como a seu objetivo original de fazer com que as pessoas se comuniquem umas com as outras. Dê uma olhada na infinidade de recursos que a maioria de celulares tem hoje em dia e então você terá certeza que tem um verdadeiro computador em miniatura espremido em seu bolso, ou escondido no fundo da sua bolsa.
Marketing Mobile, por definição da Mobile Marketing Association é “o uso de mídia wireless como um conteúdo integrado, entregue diretamente a um veículo de resposta com um programa de comunicação cross media ou autônomo”.
O potencial de marketing através deste meio é enorme. Considere a oportunidade de passar a sua mensagem para um público específico, diretamente para seus bolsos. Seja através da utilização de SMS/MMS, Aplicativos, Sites para dispositivos móveis ou até através de um QR Code. Todos estes elementos podem tanto atuar como itens autônomos ou como parte de uma campanha cross media, visando obter informação atualizada e relevante para seus clientes, de forma rápida e barata.
Você provavelmente já se deparou com um QR Code. A primeira vez que vi um foi na parte baixa de Londres há alguns anos enquanto eu subia por uma escada rolante. O anúncio em questão não era particularmente relevante para mim (maquiagem) e mesmo assim aquele estranho quadradinho me interessou o bastante para eu querer saber do que se tratava.
Pena que não consegui sacar o meu celular a tempo. Se eu tivesse conseguido, teria ficado desapontado, uma vez que o meu celular não tinha uma câmera boa o suficiente e muito menos um app que lesse QR Codes. Diferentemente de hoje em dia, eu, assim como meus colegas, temos dispositivos que permitem capturar fotos melhores que muitas câmera digitais.
Os QR Codes foram desenvolvidos no começo dos anos 90, no Japão, para facilitar o rastreamento de partes de veículos, e foi somente após a popularização dos smartphones que se tornaram comuns em propaganda e campanhas de marketing. Ao colocar um QR Code numa peça impressa, você pode aumentar o potencial de uma venda, ou, sem muito esforço, encorajar prospects a irem mais a fundo no funil de vendas. QR Codes podem ser encontrados em todos os lugares. Publicitários passaram a usá-los em postes de luz, carros, outdoors, para realizarem desde promoções de ações locais, como campanhas de marketing de para empresas multi-nacionais.
Também existem as URLs Personalizadas, que podem ser acessadas digitando o endereço no browser, ou a partir de um link de email ou webiste, ou ainda através de um QR Code.
Além de ter uma página inicial personalizada criada usando dados variáveis, você também pode ter QR Codes variáveis, que levam os clientes para a sua página personalizada a partir do smartphone. Isto não só aumenta sua taxa de resposta, fornecendo uma outra forma que o cliente possa interagir com sua campanha, como também potencializa o retorno sobre o investimento, levando seus clientes para as partes das campanhas que mais importam, de forma rápida e fácil.}
{QR Codes podem ser usados em uma infinidade de maneiras diferentes: levando a um site, a mapas do Google, vídeos do Youtube, ou simplesmente ligando, enviando email ou conectando a perfis de mídias sociais.Também podem levar a sites móveis, que podem fornecer um rápido overview da sua empresa, seus produtos e serviços, todos acessados por QR Code.}
{Somente nos Estados Unidos, o uso dos QR Codes cresceu 4559% entre os primeiros trimestres de 2010 e 2011, com a grande maioria ligando os QR Codes a informações sobre produtos, cupons e mídias sociais. Recentemente, participei de uma aula da DMA (Direct Marketing Association), onde a apresentadora mencionou ter visto uma campanha com QR Code enquanto caminhava pelo shopping. Do lado de fora da loja, ela escaneou o grande QR Code colado à vitrine e imediatamente foi induzida e entrar na loja e receber um item gratuitamente. Isto é que é uma rápida introdução ao produto!
Para onde os QR Codes nos levarão no futuro, ninguem ainda pode ter certeza. Entretanto, enquanto houver smartphones e um público ávido por ofertas e incentivos entregues diretamente na palma de suas mãos, então eles devem continuar sendo um método útil de possibilitar interação entre consumidores e empresas.
Fontes:
www.sparklogix.com
www.mashable.com
FONTE: AlphaGraphics Inc.
Texto original: Nick Lumby
Tradução: Aline Macedo
Texto em inglês pode ser encontrado aqui.}